Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Setembro de 2019

Wikipédia sofre ataques e sai do ar em alguns países

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

No último sábado (7), a Wikimedia Foundation, organização filantrópica por trás de vários projetos de referência editados colaborativamente, anunciou que seu principal produto, a Wikipédia, está sendo alvo de ataques cibernéticos, e chegou a sair do ar em alguns países.

Além da famosa Wikipédia, a WikiMedia é responsável por vários projetos que visam alimentar o conhecimento por colaboração, como Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikisource, Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews, Wikiversidade, Wikidata, Wikivoyage. A organização é sediada em São Francisco, nos Estados Unidos.

As informações em torno dos ataques foram trazidas à tona por meio de sua própria página. Basicamente, a Wikipédia ficou offline em vários países por períodos intermitentes. Segundo a WikiMedia Foundation, o ataque ainda está em andamento e a equipe de Engenharia do site já está trabalhando duro para deter os mal-intencionados e restaurar o acesso à página.

"Por ser um dos sites mais populares do mundo, a Wikipedia às vezes atrai pessoas de 'má fé'. Juntamente com o restante da web, operamos em um ambiente cada vez mais sofisticado e complexo, onde as ameaças estão em constante evolução. Por esse motivo, as comunidades Wikimedia e a Wikimedia Foundation criaram sistemas e equipe dedicados para monitorar e tratar regularmente os riscos. Se ocorrer um problema, aprendemos, melhoramos e nos preparamos para melhorar na próxima vez", afirma a equipe.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/internet/wikipedia-sofre-ataques-e-sai-do-ar-em-alguns-paises-149205/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias