05 de Dezembro de 2021
WhatsApp também movimenta o comércio em grupos de compras informais
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O comércio online foi um dos setores que mais cresceram durante a pandemia da covid-19 e as comunidades virtuais também se tornaram um meio de compra e venda. Para entender esse fenômeno, o Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM, entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online.
O WhatsApp é a grande ferramenta do comércio informal -- é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados. Em seguida, o Facebook aparece para 23% e o Telegram para 3%. “O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”
Sobre o consumo, a pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade -- 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.
Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.
Entre as desvantagens desse tipo de comércio estão golpes e fraudes para 23%, seguido de impossibilidade de provar o produto para 19% e a falta de garantia para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.
Para 58% dos participantes é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos que participam.