Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Maio de 2019

WhatsApp expande testes do modo noturno, que terá tela escura para conversas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O WhatsApp está expandindo os testes do modo noturno na versão beta do seu aplicativo Android. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pelo WABetaInfo, site que analisa versões do aplicativo que ainda não foram lançadas ao grande público.

A ampliação dos testes indica que estamos mais próximos de ver a funcionalidade na versão tradicional do WhatsApp. Os primeiros experimentos foram detectados ainda em março, quando a empresa redesenhou a aba Configurações para que ela se tornasse compatível ao modo noturno.

Desde então, o WhatsApp também implementou o modo escuro na barra de notificações do próprio smartphone – que fica verde quando o aplicativo é aberto – e em seções como Privacidade. Com a atualização do beta 2.19.139, o WhatsApp levou o modo noturno para as listas de Conversas, Status e Chamadas.

No WhatsApp, o modo noturno será reproduzido no tom cinza-escuro, e não na cor preta. Mas a diferença para o usuário é imperceptível: o recurso ainda reduz o brilho da tela do smartphone, trocando o padrão de cores para tornar a experiência do usuário mais agradável em ambientes de pouca luz.

A cor cinza-escuro é uma orientação sugerida pela Google nas diretrizes do Material Design. O documento diz que a cor reduz o cansaço visual: "O texto [com cor] clara em uma superfície cinza-escuro tem menos contraste do que texto claro em uma superfície preta".

De acordo com o WABetaInfo, os botões que ainda estão em uma tonalidade verde devem ser alterados. O site ressalta que muitas seções ainda estão incompatíveis com o modo escuro e, por isso, não há uma expectativa de quando o WhatsApp deve liberar a função. Mas uma atualização não deve demorar muito: o Facebook – dono do WhatsApp – liberou em abril o modo escuro para o Messenger.

Foto: WABetaInfo / Fonte: Portal Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-expande-testes-do-modo-noturno-para-aplicativo-android-139193/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias