Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Agosto de 2020

WhatsApp clonado: mais de 3 milhões de vítimas no Brasil em 2020

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, até julho deste ano mais de 3 milhões de brasileiros tiveram o WhatsApp clonado.

Os números indicam queda de 18% no número de ataques em comparação com o mesmo período do ano passado devido à divulgação nos meios de comunicação. Mesmo assim, as ocorrências desse tipo ainda estão em um patamar assustador.

Mais de 40 mil links de golpes ativos

A pesquisa revelou que, no momento, há mais de 40 mil links de golpes ativos circulando entre os usuários e que geralmente são compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens como o próprio WhatsApp. Eles levam a páginas nas quais os usuários têm a promessa de conseguir algum benefício. Após clicar em um link malicioso, a pessoa acaba concedendo a permissão para receber as notificações por push, por onde chegam anúncios que geram lucro aos criminosos, além de mais mensagens com novos golpes.

A clonagem do WhatsApp também pode ocorrer por meio de uma ligação aleatória, em que o criminoso tenta se passar por um funcionário de alguma empresa com a qual a vítima tem certo tipo de relacionamento. Durante a conversa, há uma tentativa de corrigir algum dado incongruente. É nessa parte que o golpista tenta fazer com que o usuário repasse o código recebido via SMS que permite usar o WhatsApp da pessoa em outro aparelho.

Fonte: TecMundo, disponível em: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/156166-whatsapp-clonado-3-milhoes-vitimas-brasil-2020.htm

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias