Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Dezembro de 2020

Vídeo mostra o que seria da internet se códigos criados por mulheres sumissem

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Para mostrar o quão importante é a participação das mulheres no mundo da programação, a iniciativa Missing Code, do projeto Girls Who Code, que ensina ciência da computação para garotas, fez uma pesquisa para descobrir o que aconteceria com a internet se cada linha de código escrita por uma desenvolvedora desaparecesse.

Segundo Reshma Saujani, fundadora e CEO do Girls Who Code, ainda existe uma percepção de que a programação não é feita para garotas, e que isso é uma mentira. "Com essa campanha, esperamos inspirar a próxima geração de programadoras mostrando a todos como o mundo pareceria se elas não estivessem, criando, projetando e codificando. Porque, sem suas contribuições, o mundo da forma que conhecemos se dissiparia", conta.

O resultado do estudo foi divulgado em um vídeo publicado no YouTube, mostrando que a URL da Netflix, por exemplo, é cortada pela metade, enquanto as postagens do Pinterest "derretem", o Gmail parece estar bêbado e o Instagram tem seus vídeos todos danificados. Assista ao vídeo:

O objetivo do Girls Who Code é apontar para a falta de diversidade na indústria da tecnologia, através da educação e da divulgação; principalmente quando se tratam de jovens que ainda estão definindo com o que querem trabalhar e precisam descobrir que existe esse espaço para elas. As grandes empresas já estão em processo de desconstrução da força de trabalho majoritariamente formada por desenvolvedores brancos, além de aplicarem esforços em relação à remuneração igualitária entre homens e mulheres.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/internet/video-mostra-o-que-seria-da-internet-se-codigos-criados-por-mulheres-sumissem-176153/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias