Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Fevereiro de 2024

Vendas online cresceram 70% entre as pequenas e médias empresas em função do Carnaval

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O sucesso das vendas online entre as pequenas e médias empresas brasileiras para o Carnaval de 2024 é mais um indicador do potencial do comércio eletrônico no país. Segundo dados de um levantamento realizado pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online –, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, mais de 51 mil produtos relacionados à data festiva foram comercializados, correspondendo ao crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2023. Em faturamento, as PMEs já movimentaram mais de R$ 1,4 milhão com vendas online em função da folia. As fantasias representaram um aumento de 339% neste ano.

Para Rafael Jakubowski, especialista em marketing e gestão comercial, o comércio online é uma das maiores oportunidades de faturamento para as micro, pequenas e médias empresas, porém, para alcançar altos patamares, é fundamental ter estratégia. “Muitos empreendedores ainda acreditam que planejamento estratégico é coisa de grandes corporações. Mas, não é. Os menores precisam se dedicar a isso, entender o perfil do seu público-alvo e criar mecanismos para atraí-lo, fideliza-lo”, ressalta o executivo, que também é CEO da Sanders Digital e CMO as a Service em companhias, como Energy Group e BN Engenharia, além de responder pelas estratégias de e-commerce da Vitafor.

Jakubowski destaca que, assim como a loja virtual, há outra ferramenta capaz de impulsionar expressivamente o faturamento se for utilizada de maneira adequada: o WhatsApp. “Há uma pesquisa recente do Sebrae revelando que aproximadamente 70% das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no País utilizam ferramentas digitais para efetuar vendas. E, dentre as plataformas mais utilizadas, o WhatsApp lidera o ranking com 56%. Portanto, é fundamental ter estratégia na segmentação e na abordagem”, explica.

Outro dado que confirma a eficácia desse direcionamento, apontado também no levantamento da Nuvemshop em função do Carnaval, é volume de produtos cadastrados com o termo “carnaval” nas lojas virtuais das PMEs. O crescimento foi de 148% em comparação com 2023. Além disso, houve um aumento nas vendas dos produtos registrados com as palavras “glitter” e “lantejoula”. “Ou seja, o empreendedor precisa estar atento a essas estratégias de funil, assim, atingirá o cliente pela oportunidade da data, terá a chance de cadastrá-lo em seu banco de dados e manter relacionamento através das ferramentas de comunicação, em especial o WhatsApp, aplicativo que está em 99% dos celulares no Brasil”, justifica Jakubowski.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias