Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Outubro de 2018

“Vai sobreviver na publicidade quem inovar, quem encontrar modelos diferentes”, defende comunicólogo no Nordeste Digital Expo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Por Juliska Azevedo

O futuro do profissional da Publicidade foi o tema da palestra do comunicólogo Thiago Lins, diretor-executivo da Mobister e mestrando em Inovação, ontem, no Nordeste Digital Expo, realizado pelo Sebrae/RN. O evento, no Centro de Convenções, mobilizou profissionais das áreas do Comportamento, Marketing, Gestão e Empreendedorismo de diversos segmentos empresariais em busca do conhecimento sobre esta nova realidade mundial.

Em cinco palcos com programação simultânea, falou-se, por dois dias, de inovação para criação de oportunidades, dos desafios envolvendo humanização e tecnologia, das ferramentas necessárias para criação de um negócio digital, E-commerce, gestão de relacionamento com clientes e outros importantes conceitos do Marketing em um evento muito bacana.

Em meio aos debates e temas abordados no Nordeste Digital Expo, a percepção de que o trabalho em comunicação como concebemos hoje só existirá no futuro para resolver problemas complexos das empresas – já que os simples serão resolvidos com o uso da tecnologia – foi uma das ideias defendidas por Thiago Lins, que é também mestrando em Inovação pela UFRN. “A tecnologia irá substituir tudo o que for de serviços intermediários”, acredita.

Após a palestra, Thiago Lins resumiu algumas de suas ideias e percepções sobre o futuro da publicidade e do profissional da área em entrevista ao BLOG:

Quais são as qualidades do publicitário do futuro?

Nós temos dois tipos de profissionais, na minha visão, que vão se destacar no mercado. Um deles tem o perfil bem generalista, porque é essa pessoa que vai compreender as dores do cliente. E o outro é o que a gente brinca ao chamar de “MMM”, ou seja, o Melhor Melhor do Mundo em alguma coisa. A junção desses dois é que vai trazer a entrega para os clientes. Você vai ter aí a necessidade de ser generalista, entender um pouco de tudo, e ser especialista em alguma área específica.

O mercado vive hoje uma frase de transição também com relação ao perfil desse profissional?

Esse é o problema. É uma fase de transição. Acaba que muita gente não tem espaço, mesmo que você esteja desenvolvendo uma dessas competências. É obvio que em qualquer momento, se estando em crise – como a gente está – ou não, quem se destaca tem espaço. Quem é um ótimo generalista ou um bom especialista será procurado. O problema é que a maioria das pessoas não sabe aonde está entre esses dois perfis: nem é muito bom especificamente em fazer ilustração, por exemplo, e nem é extremamente bom em entender de várias coisas e poder diagnosticar bem e compreender as dores dos clientes. Aí está o problema.

O modelo tradicional de agências vai encontrar espaço no futuro da comunicação?

Não, definitivamente, ele já está deixando de existir hoje. E essa é uma das origens da crise. As agências continuam cobrando comissionamento e no meu entendimento, do que venho estudando, esse modelo está defasado. Por que? As empresas vendem peças, artes, campanhas, planejamento. Mas os clientes, na verdade, estão comprando uma solução para poder vender mais. E essa avaliação de “vender mais” vai ter várias vertentes. E hoje, as soluções para vender mais não necessariamente, ou dificilmente, vão passar somente por uma peça. Vão passar por uma estratégia, uma ação, que não se tem hoje como precificar para cobrar comissionamento. Na minha visão, a gente precisa rever todo o modelo de cobrança e passar para o modelo de cobrar por horas de trabalho.

O cliente está mais ansioso por resultados rápidos?

Totalmente, porque ele está com mais problemas. É o forte impacto da crise econômica. O modelo tradicional de agência ia morrer mais cedo ou mais tarde. E a crise catalisou o processo.

Quem vai sobreviver no mercado?

 

Quem inovar. Quem encontrar modelos diferentes.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias