Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Novembro de 2018

Unesco lança base de dados sobre jornalistas assassinados

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou na última terça-feira (06), o lançamento de uma base de dados na internet com informações sobre jornalistas assassinados e o estado das investigações de cada caso. O chamado Observatório de Jornalistas Assassinados recolhe as 1.293 mortes registradas pelo organismo desde 1983, incluídos as mais de 80 ocorridas somente neste ano. As informações são da Agência EFE.

De acordo com a Agência, a Unesco indicou em comunicado que essa nova ferramenta foi inaugurada no último dia 2 por causa do Dia Internacional para pôr fim à impunidade dos crimes contra jornalistas. A base de dados proporciona a jornalistas, investigadores e a qualquer cidadão informações sobre os repórter assassinados e oferece opções de busca baseadas na nacionalidade, no país do assassinato, no nome, no sexo, no tipo de meio de comunicação e na situação laboral.

Ainda segundo a matéria, o Observatório também oferece dados sobre o estado das investigações e, "em muitos casos", segundo a organização, põe à disposição documentos das autoridades nacionais sobre os procedimentos. A nota ressaltou que, segundo seu relatório de 2018 sobre a segurança dos jornalistas e o perigo da impunidade, um jornalista ou trabalhador de um meio de comunicação é assassinado a cada quatro dias. "Estas mortes constituem trágicas demonstrações dos riscos aos quais enfrentam muitos jornalistas no cumprimento do dever e as últimas estatísticas da Unesco mostram que, em 89% dos casos, os autores ficam impunes", denunciou a organização.

Fonte: Agência EFE, disponível em: https://www.efe.com/efe/brasil/patrocinada/unesco-lan-a-base-de-dados-sobre-jornalistas-assassinados/50000251-3804813

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias