Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Janeiro de 2020

UFRN traz jovens do interior para vivência interdisciplinar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza a partir desta quarta-feira (29) até sábado (1), o Projeto de Intervivência Universitária que reúne 90 alunos de escolas públicas dos municípios de Parazinho, Galinhos e Jandaíra para atividades interdisciplinares na capital do estado.

A programação engloba oficinas, gincanas, exibição, debates e apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos de cada município, o que ocorrerá no Colégio Atheneu Norte Riograndense. Além disso, os participantes farão visitas ao Campus Central da UFRN, ao Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL), na Praia de Areia Preta, e à Arena das Dunas, no dia 31 - com almoço no Restaurante Universitária. 

Para o professor Washington Souza, coordenador do projeto, esse é um momento de ampliar a visão de mundo dos participantes: “Alguns desses jovens nunca vieram à capital e todos eles terão contato com ambientes e pessoas que fornecerão uma perspectiva mais ampla de futuro, além de serem dias de muito aprendizado. No DOL, por exemplo, eles serão recebidos pelo Chefe do Departamento, o Professor Deusimar Freire Brasil, uma referência para nós que fazemos extensão na UFRN", registra.

Intevivência Unisersitária

O projeto de extensão Oasis de Intervivência Universitária surgiu em 2008 fomentado pelo edital conjunto entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, CT-Agronegócio/ Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nº. 23/2008. Esta é a sexta turma da Intervivência Universitária que já teve participação de 12 diferentes municípios do interior do Rio Grande do Norte promovendo educação a cerca de 1000 estudantes. Cada edição tem duração de dois anos e a previsão é que as atividades se estendam até 2020.

As atividades acontecem durante o ano, com encontros nos municípios participantes. Dentre os temas trabalhados estão Gestão de Políticas Públicas, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, Controle Geral e Participação, Economia Solidária e Associativismo e, nesta edição, a equipe está implantando atividades que envolvem a Educação Fiscal. Todas as ações despertam nos jovens o empreendedorismo social, influenciando-os no desenvolvimento de atividades no âmbito social nas escolas e comunidades nas quais estão inseridos, gerando, por consequência, melhor desempenho escolar e mais qualidade de vida para os envolvidos e a sociedade que os rodeia. Outras informações podem ser consultadas através das redes sociais da Oasis no Facebook e Instagram.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias