Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Fevereiro de 2023

UFRN terá alunos de 27 cursos no Enade 2023

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em 2023, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terá a participação de 27 cursos de graduação da UFRN, na modalidade presencial. A aplicação das provas está prevista para acontecer no dia 26 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no final de janeiro o regulamento e as principais datas do Exame deste ano. 

O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes dos cursos da UFRN: da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) – Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal; do Centro de Tecnologia – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; do Centro de Ciências da Saúde – Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia (Natal), Fonoaudiologia, Medicina (Natal), Enfermagem (Natal), Nutrição (Natal) e Odontologia; Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição; Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) – Engenharia de Produção (Currais Novos- só ingressantes); da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) – Medicina; e da Escola de Saúde (ESUFRN) – Tecnologia de Gestão Hospitalar.

As inscrições e retificação de inscrições dos alunos que irão participar do Enade 2023 será feito entre os dias 27 de junho e 31 de agosto, realizada pelos coordenadores de cursos, por meio do Sistema Enade. A realização do Exame abrangerá os seguintes instrumentos: prova; questionário do estudante; questionário de percepção da prova; e questionário do coordenador de curso. 

O Enade 2023 será regulamentado por edital, a ser publicado posteriormente pelo Inep, com todas as informações referentes ao Exame, incluindo cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior (IES) e dos estudantes, entre outras diretrizes para sua realização. 

A prova avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Saiba mais sobre o Enade neste link.

Portal – A UFRN, por meio da Prograd, disponibiliza um portal com conteúdos referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A página traz informações sobre o que é o Enade, Guia do Estudante, provas e gabaritos de edições anteriores, conceitos de cursos e estatísticas. O portal disponibiliza documentos produzidos para auxiliar os estudantes e coordenadores dos cursos que irão participar do Exame este ano, como cronograma e legislação referente ao Exame.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias