Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Outubro de 2019

UFRN recebe selo da ONU de impacto acadêmico

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu o selo de Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (UNAI), como reconhecimento pelas ações que a instituição de ensino desenvolve com base em questões que dialogam com valores da ONU, incluindo a promoção do acesso à educação, da sustentabilidade, bem como da resolução de diversos problemas sociais.

A UNAI funciona como uma agência da ONU, que mede o impacto acadêmico no que se refere à atuação das universidades em dez objetivos sociais, entre eles estão a promoção da paz e da resolução de conflitos, o acesso à educação superior, o fomento da cidadania global e do diálogo intercultural, entre outros princípios. Nessa perspectiva, a UFRN demonstrou interesse em fazer parte da rede de instituições da UNAI e foi aprovada para receber o selo do órgão internacional.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais (SRI-UFRN), Márcio Venício Barbosa, o principal benefício para a UFRN é a visibilidade internacional porque são mais de 1.300 instituições no grupo. “Quando a universidade se candidatar a um financiamento de pesquisa internacional, por exemplo, nossa participação na rede UNAI dará uma visibilidade maior, especialmente no aspecto de inovação social”, destaca como uma das principais vantagens para a instituição.

Um exemplo de ação da UFRN que atende a todos os princípios da UNAI é o Trilhas Potiguares – programa de extensão que promove interação entre a academia e diversos municípios do interior do estado. “Os dez princípios da UNAI estão bem alinhadas à Carta dos Direitos Humanos da ONU e aos princípios da sustentabilidade, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, combate à fome e educação inclusiva”, explica a secretária-adjunta da SRI, Renata Archanjo.

Do ponto de vista da Política de Internacionalização da UFRN, o selo abre portas para a Política de Cooperação Solidária, que se dá por ações da Agenda 2030 da ONU e no apoio a universidades de países em desenvolvimento, especialmente da América Latina e da África. Confira o site da UNAI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias