Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Agosto de 2024

UFRN recebe doação de livros sobre cinematografia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os livros são fundamentais para preservar e transmitir conhecimento, cultura e experiências humanas ao longo de gerações. Com base neste ideário, 30 exemplares da coleção Escrever o Cinema foram doados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nos volumes da coleção, pesquisadores ligados ao trabalho acadêmico dialogam sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras da cinematografia mundial. O material é baseado em dissertações e teses. 

O propósito dos escritos é expandir o ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra. O projeto visa dar mais popularidade às pesquisas sobre audiovisual realizadas em todo Brasil ao colaborar com o mercado editorial de livros sobre o tema. 

Os exemplares serão encaminhados para a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN). Os servidores Daviton Gurgel e Silvestre Martins, vinculados ao Setor de Doação da BCZM, comentam que o ato de doar permite a expansão e a renovação do acervo. Os colaboradores relatam ainda que a atitude beneficia as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na universidade. Dessa maneira, são incorporadas ao acervo tanto obras recém-lançadas, resultados de estudos mais atualizados, quanto os clássicos, fundamentais para a formação dos discentes.

Autores e publicações

Entre as 30 doações está A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog, de Jéssica Frazão, que explora a relação homem/natureza como possibilidade de alcançar a verdade fílmica. A pesquisadora é professora do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade da Região de Joinville (Univille) e doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Outro livro é O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade, de Sissi Valente. Analisa as construções narrativas e estilísticas dos filmes A margem (1967) e A opção ou as rosas da estrada (1981), estabelecendo pontes entre as obras e a realidade social brasileira das duas décadas. A escritora tem doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi professora universitária na UFPR e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A publicação Brian De Palma: a opacidade mascarada, de Wellington Sari, investiga o cinema do norte-americano. O autor é cineasta, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR.

Interessados podem realizar doações consultando informações no portal do Sistema de Bibliotecas (SISBI/UFRN).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias