Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Maio de 2022

UFRN realiza evento sobre centenário da Semana de Arte Moderna

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

São Paulo, Theatro Municipal, 1922: há 100 anos, a memorável Semana de Arte Moderna acontecia no Brasil. O movimento modernista, formado por artistas como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, rompeu paradigmas e estabeleceu uma nova visão para a produção artística nacional. Para homenagear o centenário, entre os meses de junho e novembro deste ano, a UFRN realiza o evento: 22 em 22: homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna. As inscrições para abertura institucional da celebração, que acontece dia 2 de junho, estão disponíveis no Sigaa

Promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), em parceria com a Escola de Música (EMUFRN), a Editoria da UFRN (EDUFRN) e o Departamento de Artes (Deart/UFRN), o evento 22 em 22 pretende refletir sobre os impactos na sociedade brasileira após os 100 anos. Ao longo dos meses, ocorrerá uma programação onde serão desenvolvidos debates, apresentações artísticas, vídeos, exposições e lançamentos de livros. 


Para Teodora Alves, diretora do NAC, embora haja controvérsias sobre a Semana de Arte Moderna ter de fato gerado impacto social e artístico no Brasil, o movimento feito em 1922 é consideravelmente visto como um divisor de águas para se pensar as artes e a identidade nacional para elas. “Os modernistas influenciaram na medida que colocaram em pauta a busca por uma arte nacional brasileira, por uma renovação da criatividade artística para além dos padrões europeus”, fala.

Ainda segundo ela, o movimento artístico, político, cultural e social visto na Semana de 22 continua gerando questões que, até hoje, reverberam nas artes, no entanto, estão sendo atualizadas a partir da contemporaneidade, da possibilidade de novos processos criativos e da pluralidade cultural. Já na UFRN, o 22 em 22 será um espaço de reflexão, celebração e apreciação do centenário, além de abordar assuntos importantes voltados ao contexto do passado e atual.

Aberto ao público interno e externo à UFRN, o público-alvo é formado por professores, alunos, servidores da Universidade, artistas e demais interessados na temática. Nesse primeiro momento, só será possível realizar a inscrição no evento de abertura. Nos próximos encontros, haverá inscrições para cada atividade via Sigaa ou presencialmente no local da ação. A programação completa do 22 em 22: Homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna está disponível neste link

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias