Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2023

UFRN promove internacionalização entre Brasil e Angola

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A UFRN está promovendo ações de internacionalização em Sumbe, na Angola. Com foco no eixo Sul-Sul, a atividade tem como prioridade cooperar com envio de professores da Instituição para atuar no curso de doutorado em Ciências da Educação, do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Isced). 

O acordo de cooperação entre a UFRN e o Isced visa a estabelecer visitas e intercâmbios de professores, estudantes e técnico-administrativos das duas instituições para a realização de pesquisas, ensino, ações de extensão e gestão universitária. 

A formação realizada pelo Isced na pós-graduação se sustenta em parcerias com instituições de ensino brasileiras, como a Faculdade de Educação da Universidade São Paulo (Feusp), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

É o primeiro doutorado fora de Luanda, capital do país. O fato tem a ver com o fato de o Isced ser vencedor do projeto UNI.AO, financiado pela União Europeia, que apoia o sistema de ensino superior angolano na produção de conhecimentos e inovações. A instituição é a primeira a formar licenciados e mestres em educação pré-escolar e ensino primário. 

“Formar doutores metodológicos em educação fundamental é impactante para o melhoramento da qualidade educativa nos níveis escolares subsequentes em Angola”, afirma a participante do projeto Sulemi Fabiano Campos, professora do Departamento de Letras (LET/CCHLA/UFRN) e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFRN). 

Ao centro, Sulemi Fabiano acompanhada dos alunos. Foto: Arquivo pessoal de Sulemi Fabiano.

O programa conta com discentes de nove das 18 províncias de Angola: Cuanza Sul, Cuanza Norte, Benguela, Uíge, Bié, Luanda, Huambo, Bengo e Namibe. De acordo com Sulemi Campos, essa diversidade tem sido impactante na socialização de conhecimento e para o fortalecimento da educação superior no país.

Retorno a Angola

A educadora está com retorno previsto a Angola para o mês de abril de 2024, com o objetivo de ministrar uma disciplina e participar da 6ª Edição do Seminário de Formação de Professores Brasil e Angola, no Isced.

As contribuições da professora começaram em 2016, quando participou de outros eventos em Angola como organizadora e palestrante. Além disso, chegou a ministrar outras disciplinas no programa de mestrado do Isced e realizou orientação de mestrandos em 2022.

A Instituição começou a funcionar em 2001. Foto: Arquivo pessoal de Sulemi Fabiano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias