Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Junho de 2021

UFRN participa de publicação internacional sobre cadeias agrícolas globais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os professores Thales Penha e Valdênia Apolinário, do Departamento de Economia (Depec) do Centro de CIências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, participaram da pesquisa e publicação do livro The Phantom of Upgrading in Agricultural Supply Chains, resultado de uma pesquisa internacional em parceria com várias universidades do mundo e coordenado pelo In­ter­na­tio­nal Cen­ter for De­ve­lop­ment and De­cent Work (ICDD), da Universidade de Kassel, na Alemanha. Veja a publicação original

O livro traz uma série de estudos comparativos de culturas e países, em oito capítulos. O grupo de pesquisa escolheu manga, café e arroz em países exportadores e analisaram os impactos socioeconômicos destes em cada um. Os pesquisadores da UFRN estudaram a produção da manga na região nordeste do Brasil em comparação com a produzida no Paquistão, e os resultados são apresentados no quarto capítulo do livro.

A publicação é liderada pelo professor Christoph Scherrer, do ICDD, que montou uma rede de pesquisadores vinculados a universidades do Brasil, Bangladesh, Gana, Índia, Paquistão e Vietnã. A ideia era analisar os impactos socioeconômicos das cadeias globais de valor agrícolas nos países em desenvolvimento do sul global, através de estudos comparativos. 

A pesquisa foi financiada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – Deutscher Akademischer Austauschdiens (DAAD) – e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e foi elaborada a partir de workshops internacionais realizados no Paquistão, Berlin, Kassel, Campinas-SP e também na UFRN, em abril de 2018.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias