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29 de Setembro de 2023

UFRN oferta serviços por meio do gov.br

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A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a ofertar nove serviços para a população no portal de serviços único do Governo Federal, o gov.br. Além da UFRN, outras 15 instituições foram parceiras no desenvolvimento do projeto e, também, passaram a disponibilizar algumas dessas atividades.

A lista traz a possibilidade de inscrições em processos seletivos para pós-graduações lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados, doutorados); matrícula em ações de extensão (cursos, eventos, projeto ou programa); emissão de certificados de participação em ações de extensão (cursos, eventos, projeto ou programa). Além disso, permite cadastro como aluno ingressante em graduação e em curso técnico subsequente, obtenção de 2ª via de diploma de graduação e registro de diplomas de faculdades, centros universitários e universidades privadas para graduação.

O projeto foi desenvolvido para atender ao Decreto nº 10.332 do Governo Federal, que trata da Estratégia de Governo Digital (EGD). A EGD tem como objetivo acelerar a transformação digital da Administração Pública federal por meio da adoção de um conjunto de iniciativas que tornem o acesso do cidadão aos serviços do Estado mais célere, simplificado, com qualidade a partir do feedback desses usuários.

Desde a implementação da rede de colaboração até a finalização, foram necessários 15 meses de trabalho para realizar a transformação de 41 serviços digitais. O projeto foi executado entre janeiro de 2022 e março de 2023.

O desenvolvimento

No final de 2021, a UFRN formatou um projeto conjuntamente a outras 15 instituições federais de ensino interessadas na iniciativa, sendo 14 universidades e um instituto. A soma de esforços para realizar a transformação em bloco tinha como propósito garantir o maior impacto possível ao cidadão. A proposta foi submetida à Secretaria de Governo Digital (SGD), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Com a aprovação, o plano de trabalho foi iniciado em janeiro de 2022, sob coordenação da professora Apuena Gomes, então superintendente de Tecnologia da Informação da UFRN.

Usuária utilizando os serviços no gov.br – Foto: Luan Nascimento

Participaram 31 profissionais de diversos estados do país, representantes das áreas técnicas da UFRN e das instituições parceiras. Nesse sentido, o administrador da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP/UFRN), Luan Nascimento, explicou como se deu a formatação da rotina de trabalho.

“Optamos por adotar algumas práticas básicas de gestão de projetos ágeis, dentre elas o scrum. Fizemos um planejamento simplificado, por meio de forms, coletando as principais dificuldades que cada instituição enfrentaria na transformação dos seus serviços. Criamos um quadro de tarefas e fizemos reuniões virtuais semanais durante a execução do projeto para verificar o andamento das tarefas de digitalização desses serviços e a integração ao gov.br”, relata.

Considerando a distância geográfica que separava as equipes de trabalho, a interação entre os profissionais, os quais executaram as tarefas em diferentes estados, aconteceu de forma remota. “Fazíamos reuniões mensais, também virtuais, com a SGD, que acompanhava o processo de transformação de todas as 16 instituições do projeto, e propunha soluções para os desafios encontrados”, explicou Luan Nascimento.

Em março de 2023, nove instituições realizaram a entrega dos serviços pactuados, totalizando 41 serviços digitalizados e ofertados aos cidadãos. Entre as que não concluíram a demanda no prazo do projeto, algumas a fizeram após a conclusão da iniciativa, e outras estão próximas de finalizar.

Mesmo diante dos percalços, o desenvolvimento do projeto e o número de serviços implementados na plataforma são considerados positivos, como concluiu Nascimento. “Enfrentamos uma série de desafios ao longo desses 15 meses, dentre eles a compatibilização de sistemas e as diversas demandas legais e institucionais que concorrem com o processo de transformação desses serviços. Aprendemos muito com essa iniciativa, e ela nos trouxe diversas lições sobre transformação digital, mas destacamos que, com a soma de esforços da rede de parceiros dos sistemas SIG, é possível realizar a transformação em bloco, em série, impactando o usuário final de diversas instituições em relativo curto prazo de tempo”.

Apresentação dos resultados no seminário WITICIFES 2023 – Foto: Divulgação WITICIFES

Os resultados práticos para as instituições são apenas uma parte dos efeitos do trabalho. Isso porque a iniciativa rendeu o desenvolvimento de conhecimento que está sendo compartilhado. Um exemplo é a apresentação da experiência no último Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino (WTICIFES).

Além da UFRN

Além da UFRN, outras 15 instituições integraram a execução da iniciativa. São elas: o Instituto Federal Catarinense (IFC) e as universidades federais do Recôncavo da Bahia (UFRB); do Sul da Bahia (UFSB); da Integração Latino-Americana (Unila); de Roraima (UFRR); do Oeste da Bahia (UFOB); Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); de Pernambuco (UFPE). Também integraram a iniciativa, as universidades federais da Bahia (UFBA); do Cariri (UFCA); do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); da Fronteira Sul (UFFS); Rural da Amazônia (UFRA), do ABC (UFABC); e Rural de Pernambuco (UFRPE).

Marcos Wilhelm, representante da Unila, destacou o trabalho desenvolvido de maneira coletiva. “Foi muito gratificante a ação conjunta com as demais universidades e a troca de informações, além do apoio para as configurações dos serviços implementados pela UFRN. O gestor Luan Nascimento sempre forneceu o apoio necessário e a disposição para avançar nas demandas com sucesso, assim como cada colega da UFRN e das demais universidades”, relata.

Logomarcas das instituições parceiras – Arte: Pedro Henrique Brandão

A Unila homologou os seguintes serviços: matrícula em curso de extensão; inscrição em processo seletivo de Stricto e Lato Sensu; emissão de certificados de participação em curso de extensão; e inscrição em processo seletivo de Graduação. Para além desses benefícios, Marcos Wilhelm celebrou os resultados para o desenvolvimento das instituições parceiras.

“Acredito que o maior benefício seja o crescimento conjunto, pois como universidade, temos objetivos em comum, e esta integração permitirá que as instituições estejam em níveis parecidos de maturidade tecnológica, assim como as contribuições da UFRN e das instituições poderão ter mais visibilidade e utilidade para todos”.

A plataforma gov.br

A plataforma gov.br é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que visa à simplificação do acesso dos cidadãos aos serviços públicos e à melhoria da eficiência da administração pública. Por meio dessa plataforma, os brasileiros podem acessar uma ampla variedade de serviços governamentais de forma digital, reduzindo a burocracia e o tempo gasto em filas e em deslocamentos.

Além disso, a plataforma gov.br promove a integração de sistemas e de dados, tornando possível uma gestão mais eficaz e transparente por parte do governo, o que resulta em uma melhor prestação de serviços e um maior controle por parte da sociedade. O gov.br também representa um importante passo em direção à transformação digital do governo brasileiro, alinhando-se às tendências globais de modernização e de digitalização do setor público.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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