29 de Setembro de 2023
UFRN oferta serviços por meio do gov.br
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a ofertar nove serviços para a população no portal de serviços único do Governo Federal, o gov.br. Além da UFRN, outras 15 instituições foram parceiras no desenvolvimento do projeto e, também, passaram a disponibilizar algumas dessas atividades.
A lista traz a possibilidade de inscrições em processos seletivos para pós-graduações lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados, doutorados); matrícula em ações de extensão (cursos, eventos, projeto ou programa); emissão de certificados de participação em ações de extensão (cursos, eventos, projeto ou programa). Além disso, permite cadastro como aluno ingressante em graduação e em curso técnico subsequente, obtenção de 2ª via de diploma de graduação e registro de diplomas de faculdades, centros universitários e universidades privadas para graduação.
O projeto foi desenvolvido para atender ao Decreto nº 10.332 do Governo Federal, que trata da Estratégia de Governo Digital (EGD). A EGD tem como objetivo acelerar a transformação digital da Administração Pública federal por meio da adoção de um conjunto de iniciativas que tornem o acesso do cidadão aos serviços do Estado mais célere, simplificado, com qualidade a partir do feedback desses usuários.
Desde a implementação da rede de colaboração até a finalização, foram necessários 15 meses de trabalho para realizar a transformação de 41 serviços digitais. O projeto foi executado entre janeiro de 2022 e março de 2023.
O desenvolvimento
No final de 2021, a UFRN formatou um projeto conjuntamente a outras 15 instituições federais de ensino interessadas na iniciativa, sendo 14 universidades e um instituto. A soma de esforços para realizar a transformação em bloco tinha como propósito garantir o maior impacto possível ao cidadão. A proposta foi submetida à Secretaria de Governo Digital (SGD), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Com a aprovação, o plano de trabalho foi iniciado em janeiro de 2022, sob coordenação da professora Apuena Gomes, então superintendente de Tecnologia da Informação da UFRN.
Participaram 31 profissionais de diversos estados do país, representantes das áreas técnicas da UFRN e das instituições parceiras. Nesse sentido, o administrador da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP/UFRN), Luan Nascimento, explicou como se deu a formatação da rotina de trabalho.
“Optamos por adotar algumas práticas básicas de gestão de projetos ágeis, dentre elas o scrum. Fizemos um planejamento simplificado, por meio de forms, coletando as principais dificuldades que cada instituição enfrentaria na transformação dos seus serviços. Criamos um quadro de tarefas e fizemos reuniões virtuais semanais durante a execução do projeto para verificar o andamento das tarefas de digitalização desses serviços e a integração ao gov.br”, relata.
Considerando a distância geográfica que separava as equipes de trabalho, a interação entre os profissionais, os quais executaram as tarefas em diferentes estados, aconteceu de forma remota. “Fazíamos reuniões mensais, também virtuais, com a SGD, que acompanhava o processo de transformação de todas as 16 instituições do projeto, e propunha soluções para os desafios encontrados”, explicou Luan Nascimento.
Em março de 2023, nove instituições realizaram a entrega dos serviços pactuados, totalizando 41 serviços digitalizados e ofertados aos cidadãos. Entre as que não concluíram a demanda no prazo do projeto, algumas a fizeram após a conclusão da iniciativa, e outras estão próximas de finalizar.
Mesmo diante dos percalços, o desenvolvimento do projeto e o número de serviços implementados na plataforma são considerados positivos, como concluiu Nascimento. “Enfrentamos uma série de desafios ao longo desses 15 meses, dentre eles a compatibilização de sistemas e as diversas demandas legais e institucionais que concorrem com o processo de transformação desses serviços. Aprendemos muito com essa iniciativa, e ela nos trouxe diversas lições sobre transformação digital, mas destacamos que, com a soma de esforços da rede de parceiros dos sistemas SIG, é possível realizar a transformação em bloco, em série, impactando o usuário final de diversas instituições em relativo curto prazo de tempo”.
Os resultados práticos para as instituições são apenas uma parte dos efeitos do trabalho. Isso porque a iniciativa rendeu o desenvolvimento de conhecimento que está sendo compartilhado. Um exemplo é a apresentação da experiência no último Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino (WTICIFES).
Além da UFRN
Além da UFRN, outras 15 instituições integraram a execução da iniciativa. São elas: o Instituto Federal Catarinense (IFC) e as universidades federais do Recôncavo da Bahia (UFRB); do Sul da Bahia (UFSB); da Integração Latino-Americana (Unila); de Roraima (UFRR); do Oeste da Bahia (UFOB); Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); de Pernambuco (UFPE). Também integraram a iniciativa, as universidades federais da Bahia (UFBA); do Cariri (UFCA); do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); da Fronteira Sul (UFFS); Rural da Amazônia (UFRA), do ABC (UFABC); e Rural de Pernambuco (UFRPE).
Marcos Wilhelm, representante da Unila, destacou o trabalho desenvolvido de maneira coletiva. “Foi muito gratificante a ação conjunta com as demais universidades e a troca de informações, além do apoio para as configurações dos serviços implementados pela UFRN. O gestor Luan Nascimento sempre forneceu o apoio necessário e a disposição para avançar nas demandas com sucesso, assim como cada colega da UFRN e das demais universidades”, relata.
A Unila homologou os seguintes serviços: matrícula em curso de extensão; inscrição em processo seletivo de Stricto e Lato Sensu; emissão de certificados de participação em curso de extensão; e inscrição em processo seletivo de Graduação. Para além desses benefícios, Marcos Wilhelm celebrou os resultados para o desenvolvimento das instituições parceiras.
“Acredito que o maior benefício seja o crescimento conjunto, pois como universidade, temos objetivos em comum, e esta integração permitirá que as instituições estejam em níveis parecidos de maturidade tecnológica, assim como as contribuições da UFRN e das instituições poderão ter mais visibilidade e utilidade para todos”.
A plataforma gov.br
A plataforma gov.br é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que visa à simplificação do acesso dos cidadãos aos serviços públicos e à melhoria da eficiência da administração pública. Por meio dessa plataforma, os brasileiros podem acessar uma ampla variedade de serviços governamentais de forma digital, reduzindo a burocracia e o tempo gasto em filas e em deslocamentos.
Além disso, a plataforma gov.br promove a integração de sistemas e de dados, tornando possível uma gestão mais eficaz e transparente por parte do governo, o que resulta em uma melhor prestação de serviços e um maior controle por parte da sociedade. O gov.br também representa um importante passo em direção à transformação digital do governo brasileiro, alinhando-se às tendências globais de modernização e de digitalização do setor público.