Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Maio de 2020

UFRN lidera número de conjuntos de dados abertos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a primeira colocada entre as universidades brasileiras com mais conjuntos de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, ferramenta do governo federal que disponibiliza informações públicas para acesso e utilização pelos cidadãos. Apenas a UFRN dispõe de 83 conjuntos, que reúnem informações sobre áreas diversas da instituição – servidores, alunos, ensino, pesquisa, extensão, entre outras.

O ouvidor da UFRN, Elias Jacob, explica que o destaque é resultado da atualização periódica dos dados pela Superintendência de Informática (Sinfo/UFRN), com apoio da Ouvidoria. “Utilizamos um robô que serve como medida de segurança adicional ao processo automatizado, a partir da verificação diária de todas as bases para identificar possíveis inconsistências”, detalha.

De acordo com Elias Jacob, os sistemas integrados constituem o grande diferencial para a extração simplificada de todas as informações institucionais, já disponíveis em formato eletrônico para atualização do Portal de Dados Abertos da instituição. O site também recebe constantes inserções de novas bases de dados, conforme o Plano de Dados Abertos da UFRN, que passa por atualizações a cada dois anos.

“Graças à qualidade do nosso portal, 90% dos pedidos de acesso à informação recebidos pela UFRN são respondidos pela própria Ouvidoria utilizando exclusivamente os dados abertos institucionais. Isso nos ajuda a manter o quarto menor tempo de resposta em todo o poder executivo federal em 2020 e o menor entre as instituições de ensino”, ressalta o ouvidor. O tempo de resposta da UFRN é de 1,98 dias, enquanto a média dos órgãos em geral está em torno de 10 dias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias