Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Maio de 2020

UFRN lança tutorial de protetores faciais para recém-nascidos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em tempos de pandemia, qualquer ideia ou ação capaz de reforçar a segurança da nossa família é bem-vinda e merece ser compartilhada. Afinal, às vezes uma pequena iniciativa pode ser a diferença entre a saúde e a doença. Por conta disso, um grupo voluntário da UFRN preparou um vídeo (que pode ser assistido aqui) que ensina o passo a passo da fabricação de protetores faciais, com moldes cuidadosamente adaptados para o rosto dos recém-nascidos.

baby newborn face shield, ou protetor facial para recém-nascidos, é indicado especialmente para uso em maternidades, para evitar o contágio da criança dentro da unidade de saúde. O material para a montagem é barato e facilmente encontrado na internet: uma folha de acetato transparente, um pedaço de espuma (que pode ser recortada de “macarrão” de piscina) e um pedaço de tecido macio. A fabricação é manual e pode ser feita seguindo os moldes de largura e espessura testados por pediatras e disponibilizados gratuitamente para download aqui.

Um dos membros do grupo Federais do RN contra o Corona, o professor da UFRN Verner Monteiro, explica os cuidados que devem ser tomados. “O corte de espuma e a costura de tecido devem ser observados e a parte que fica em contato com a pele do bebê deve ser acolchoada e de material que não provoque alergias”. O protetor deve seguir as medidas, materiais e especificações indicadas para que se ajuste à cabeça e cubra todo o rosto da criança.

Os face shields tornaram-se uma parte importante dos EPIs normalmente usados por profissionais de saúde para se protegerem de gotículas e aerossóis que podem infectar o rosto. O grupo voluntário formado por professores, servidores e alunos, em parceria com o IFRN, campus São Gonçalo do Amarante, fabrica gratuitamente os protetores em tamanho adulto para uso dos profissionais de saúde da capital e interior do estado. As máscaras para recém-nascido também são montadas e distribuídas, porém em escala menor por demandar mais tempo de confecção.

As unidades de saúde pública que desejam receber os protetores devem enviar os pedidos para o e-mail labmaq.darc.ufrn@gmail.com, com o nome da instituição de destino, CRM do profissional de saúde, a quantidade necessária de máscaras, nome da pessoa que fará a retirada e o telefone de contato. O pedido será analisado e uma data e local de entrega serão agendados. Outras informações podem ser obtidas no Instagram @labmaq_ufrn.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias