Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Julho de 2021

UFRN lança manual de inscrição para ações de extensão em Libras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), investe cada vez mais na inclusão de alunos com necessidades especiais. Na última quarta-feira, 30, dentro da política inclusiva da Instituição, foi lançado o Manual de Inscrição para Eventos e Cursos de Extensão em Libras. O manual pode ser acessado no InstagramFacebook e YouTube da Proex.

Disponibilizado em formato de vídeo, o manual apresenta o passo a passo para inscrição em cursos e eventos oferecidos pela UFRN, por meio do Sigaa, na versão em Libras. O vídeo traz desde a etapa de localização de eventos e cursos disponíveis no sistema, passando pelo cadastramento de login e senha de acesso, até a confirmação da inscrição na atividade de extensão.

Para o pró-reitor adjunto de Extensão, Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, esta ação é fundamental para ampliar a política inclusiva na UFRN, “possibilitando a participação de todas e todos nas ações de extensão na UFRN”. Para incentivar essa inclusão, a Proex vem financiando bolsas para o desenvolvimento de ações de extensão com acessibilidade e inclusivas.

O Manual é uma das primeiras iniciativas do Programa de Educação, Inclusão, Acessibilidade e Necessidades Específicas, parceria entre a SIA e a Proex. A proposta é agregar projetos de extensão em diversas modalidades que promovam e fortaleçam a Política de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais da UFRN e uma cultura inclusiva na Instituição. 

O secretário de Inclusão e Acessibilidade da UFRN, Ricardo Lins, acredita que através desse programa possa-se disseminar a importância da participação e da colaboração de todos os segmentos da universidade (gestores, docentes, técnicos, estudantes e familiares/responsáveis). 

“Esperamos que essa colaboração ocorra numa perspectiva interdisciplinar e de redes de apoio na criação e desenvolvimento de iniciativas que busquem a implementação da acessibilidade em todas suas dimensões nos diversos ambientes da UFRN, visando assegurar o sucesso acadêmico e/ou laboral das pessoas com deficiência ou com outras NE em seu contexto”, pontua.

Para ele, o programa torna-se fundamental na Instituição, entendendo ser este estratégico para o desenvolvimento institucional considerando a responsabilidade social da UFRN frente a esse público e sua visão de futuro por meio de sua consolidação como uma universidade inovadora e inclusiva, socialmente referenciada, reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica e de gestão. 

Nesse sentido, o programa visa a contribuir também para o alcance das metas estabelecidas no Plano de Gestão (2019 – 2023), particularmente daqueles relacionados ao fortalecimento e consolidação da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN (indicadores de 33 ao 37). “Para sua viabilidade, buscamos contar com a parceria da Administração Central e de outras instâncias da UFRN, visando alocar recursos financeiros, materiais e bolsas para a efetivação do programa. Esperamos, entre os resultados a serem obtidos, uma UFRN reconhecida pela sua comunidade como uma instituição inclusiva à luz da acessibilidade”, conclui Ricardo Lins.

MANUAL DE INSCRIÇÃO – YouTube

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias