Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Fevereiro de 2022

UFRN lança edital com bolsas para doutorado sanduíche no exterior

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização, divulga edital de seleção para bolsas, na modalidade Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na página pública do Sigaa (Processos Seletivos – Stricto Sensu, Edital 01/2022). 

Para quem for se candidatar a bolsas com início no período de junho a agosto de 2022, as inscrições acontecem até o dia 13 de março. Já os candidatos a bolsas previstas para começar entre setembro e novembro de 2022, as inscrições acontecem entre os dias 25 de abril e 15 de maio. Serão ofertadas 15 cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior, referentes às cotas previstas e aprovadas pela Capes para o ano 2022 direcionadas à UFRN, sendo que cinco são destinadas à primeira chamada e 10 à segunda chamada do Edital.

O edital tem por objetivo conceder bolsas no exterior a discentes dos cursos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação envolvidos no PRINT, visando à realização de estudos avançados em instituições de excelência acadêmica e científica no exterior, para contribuir com a consolidação e ampliação da internacionalização da UFRN com base nas suas áreas estratégicas. A proposta é ainda investir na formação de recursos humanos qualificados com experiência no exterior e integração nos projetos internacionais de pesquisa para formação de redes de cooperação científica internacionais.

Na modalidade de doutorado sanduíche no exterior, alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado na UFRN realizam parte do curso em instituição de ensino superior em outro país, retornando obrigatoriamente ao Brasil após a finalização da bolsa para a integralização de créditos e a defesa de tese.

A seleção vai constar das seguintes etapas: verificação documental; análise de mérito técnico científico; análise do plano de atividades; análise do perfil científico e acadêmico do candidato; enquadramento no projeto; priorização e homologação pelo Comitê Gestor. Adicionalmente, a PPG chama atenção dos candidatos sobre a necessidade do atendimento ao item 5.2.2.7 do Edital, que exige comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino no ato da inscrição.

O processo seletivo atende ao Projeto Institucional aprovado no Edital nº 41/2017 (Capes), que objetiva consolidar e ampliar a internacionalização com base nas suas áreas estratégicas e em consonância com o Plano de Internacionalização da UFRN (Resolução nº 52/2018 – Consepe/UFRN.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias