Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Agosto de 2024

UFRN institui Programa Pesquisador em Medicina

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nesta terça-feira, 13, a resolução que institui o Programa Pesquisador em Medicina. A iniciativa é destinada à formação de doutores na área médica, de modo integrado com o curso de graduação em Medicina na UFRN, para estimular a formação de futuros pesquisadores por meio da otimização do tempo de conclusão da pós-graduação.

A proposta do programa foi formulada e articulada pela Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM), que enxergou a necessidade diante da escassez de médicos cientistas em âmbito local, nacional e mundial. De acordo com o diretor da EMCM, George Dantas de Azevedo, o Programa Pesquisador em Medicina foi iniciado nos Estados Unidos e se estendeu para outros países, inclusive o Brasil, onde já existe em algumas universidades. Entre elas está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que em acordo de cooperação com a EMCM, ofertou duas vagas do seu programa de pós-graduação para alunos de Medicina da UFRN.

“A proposta está antenada com a proposta de currículo inovador da EMCM, baseado em novas metodologias”, afirma o diretor, que ressalta a importância da iniciativa para os alunos com vocação para a pesquisa. A partir do programa, a UFRN poderá celebrar acordos de cooperação com instituições públicas ou privadas, nas quais os estudantes de graduação em Medicina poderão cursar disciplinas em programas de pós-graduação como alunos especiais, com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de graduação em Medicina na UFRN e de doutorado no programa em que estejam vinculados.

Para tanto, o estudante irá cursar disciplinas na pós-graduação por no mínimo dois e no máximo seis períodos letivos, para, posteriormente, retomar o currículo regular na graduação e cumprir toda a carga horária pendente para integralizar o curso. Depois de formado, o aluno retornará ao programa de pós-graduação onde cumpriu previamente as atividades acadêmicas e desenvolveu o projeto de pesquisa, para realizar o exame de qualificação e a defesa da tese, em um período de até 12 meses.

O Programa Pesquisador em Medicina é voltado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Medicina vinculados à UFRN, que tenham cumprido com êxito, no mínimo, três anos do curso de graduação, e aprovados em processo seletivo específico. A resolução ainda prevê outros critérios de participação, como a comprovação de atuação em grupo de pesquisa ou como bolsista de Iniciação Científica por, no mínimo, 12 meses.

De acordo com a relatora do processo no Consepe e pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, o modelo de formação se constitui em “uma oportunidade inovadora de adquirir conhecimentos interdisciplinares, pautados nos conhecimentos científicos, com uma visão crítica e ampliada de atuação na área médica. Desse modo, propicia uma formação didático-pedagógica e profissional alinhada com as demandas da sociedade atual”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias