Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Julho de 2023

UFRN inaugura Laboratório de Bioenergia e Qualidade da Madeira

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, nesta quarta-feira, 26, o Laboratório de Bioenergia e Qualidade da Madeira, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba. O local dará suporte ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação na área de Ciências Agrárias, além de fomentar vínculos, por meio de parcerias com os setores público e privado. 

“Este espaço contribuirá para a produção do conhecimento e a formação dos nossos estudantes, o que reforça o nosso compromisso com a excelência acadêmica”, disse o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, durante a cerimônia de inauguração, quando também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável. 

Localizado às margens do prédio histórico que já sediou a direção da EAJ, o laboratório tem como foco as atividades relacionadas à subárea das energias renováveis, com o uso da biomassa como fonte de calor, que contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, preservar a biodiversidade e reduzir custos com energia.

Foto: Cícero Oliveira

A coordenadora do laboratório, Rosimeire Cavalcante dos Santos, comemorou os avanços para a pesquisa, por meio do espaço adequado, que irá beneficiar estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal da UFRN, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e das atividades relacionadas aos ensinos Médio e Técnico. A estrutura ainda servirá de formação complementar para alunos vinculados aos parceiros de outras universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no Exterior.

A inauguração contou com a presença do diretor da EAJ, Ivan Max de Lacerda, que destacou a relevância nacional do trabalho desempenhado pela professora Rosimeire Cavalcante. “Tivemos a sensibilidade de perceber que suas pesquisas não podiam ficar sem espaço para desenvolvimento”, afirmou.

O momento também reuniu estudantes e servidores da EAJ, além de representantes da Defesa Civil e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias