Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Maio de 2021

UFRN: Habitat Marte fará missão virtual com a Agência Espacial Brasileira

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Estação Espacial Habitat Marte, projeto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CT/UFRN), firmou parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para uma missão espacial virtual conjunta entre os dias 7 e 21 de junho. Chamada de Missão Espacial Análoga AEB/Habitat Marte, a iniciativa, cujo objetivo é proporcionar a vivência de uma estação espacial em Marte sob uma modalidade virtual, está com inscrições abertas até o dia 28.

São disponibilizadas 24 vagas a estudantes dos ensinos médio e superior. Eles viverão a experiência de serem astronautas análogos em dez encontros virtuais previstos para concluir a missão. Os participantes desempenharão diversas atividades nas instalações que simulam uma estação em Marte. Poderão ocupar funções como chefes, pesquisadores, engenheiros, entre outras. Sete estruturas serão oferecidas: estação principal, centro de saúde, centro de engenharia, centro de lançamento, centro de saneamento, centro de engenharia e centro de energia.

De acordo com o idealizador do projeto Habitat Marte, professor Júlio Rezende, a missão espacial análoga pretende colaborar para o desenvolvimento de competências em variadas áreas do conhecimento (engenharia, biologia, sustentabilidade, gestão, psicologia, saneamento e energias). Rezende reforça que esse tipo de desenvolvimento é importante para a exploração espacial e simula possíveis aplicações nas futuras estações espaciais em Marte e na Lua.

Habitat Marte

O Habitat Marte é uma estação espacial análoga em funcionamento no sertão do Rio Grande do Norte. O objetivo da estação é funcionar como uma estação em Marte, mas estando aqui no planeta Terra. Desde o início da pandemia, estão sendo ofertadas missões virtuais com a possibilidade dos participantes estarem em qualquer lugar.

O projeto faz parte do Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da UFRN. Funciona desde 2017 no município de Caiçara do Rio do Vento (RN), numa área impactada pela mudança climática, pela seca e escassez hídrica, localizada a 100 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De dezembro de 2017 a abril de 2021, foram realizadas 70 missões (presenciais e virtuais), com mais de 300 participantes, totalizando mais de 9 mil horas, ou 450 dias de missões. Essas atividades geraram um grande volume de dados, o que tem proporcionado uma variedade de estudos e publicações.

O objetivo é buscar a autossustentabilidade pela geração da própria energia, reciclagem de resíduos e produção do próprio alimento. O Habitat Marte está comprometido com o desenvolvimento de tecnologias sociais como: forno solar, cisternas, aquaponia, filtros de água e estufas. O desafio é desenvolver tecnologias que sejam aplicadas tanto no espaço quanto em regiões áridas e semiáridas, ou outras regiões ameaçadas pela escassez hídrica e seca.

AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Foto: Anastácia Vaz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias