Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Maio de 2021

UFRN empossa novo corregedor e nova ouvidora

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A cerimônia de posse dos professores Elias Jacob de Menezes Neto e Célia Maria da Rocha Ribeiro, nos cargos de corregedor e ouvidora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ocorreu na última sexta-feira, 30 de abril, e foi presidida pelo reitor José Daniel Diniz Melo. Os gestores assumem os setores com a função de contribuir para o aprimoramento da governança institucional.

O reitor Daniel Diniz destacou que a UFRN avançou na gestão pública com a instalação da Corregedoria, que foi criada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 25 de março de 2021. Sobre a dupla nomeação, o professor ressaltou que o corregedor e a ouvidora atuarão no fortalecimento da governança e terão a missão de zelar pelas boas práticas nas rotinas administrativas.

Designado para assumir a função de corregedor, Elias Jacob terá a responsabilidade de coordenar as atividades de prevenção e apuração de irregularidades, por meio do acompanhamento de processos investigativos, disciplinares de servidores e de responsabilização de pessoa jurídica. Para o docente Elias Jacob, a criação da unidade fortalece a governança institucional, visto que a boa gestão pública é o que propicia o alcance de serviços com índices de excelência, como a UFRN vem apresentando no ensino, pesquisa e extensão.

Já para o cargo de ouvidora da UFRN, Célia Maria da Rocha Ribeiro atuará no setor que tem a missão de auxiliar no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, para garantir aos usuários internos e externos o direito à adequada prestação de serviços. A professora Célia Ribeiro se comprometeu a desempenhar suas funções com dedicação e responsabilidade, para que a Ouvidoria da UFRN continue sendo reconhecida e bem avaliada nacionalmente.

Currículo

O corregedor Elias Jacob de Menezes Neto é bacharel em Direito pela UFRN, mestre e doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área do Direito e Inovação Tecnológica, com ênfase em novas tecnologias da informação. Coordena o Laboratório de Governança Pública da UFRN e executa pesquisa na área de Inteligência Artificial no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Coordena a especialização em Direito da Inovação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital (IMD) e desempenhou a função de ouvidor da UFRN, de junho de 2019 a abril de 2021.

A ouvidora da UFRN, Célia Maria da Rocha Ribeiro, é graduada em Administração de Empresa Pública e Privada e tem especialização em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); pró-reitora de Administração e Assuntos Estudantis; e chefe do Gabinete do Reitor nas gestões de José Ivonildo do Rego e Ângela Maria Paiva Cruz. Ainda exerceu outras funções acadêmicas e administrativas, assim como atuou em diversos conselhos e instituições. Antes de assumir a Ouvidoria, a professora foi assessora do reitor, de junho de 2019 a abril de 2021, atuando como coordenadora da Unidade de Processos Administrativos Disciplinares, ligada à Secretaria de Governança Institucional (SGI).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias