Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Setembro de 2020

UFRN e Unicamp iniciam cooperação na pós-graduação médica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A abertura das turmas de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter) interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aconteceu na manhã desta terça-feira, 29 de setembro. O evento foi transmitido pelo Youtube e contou com as participações do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e do chefe de Gabinete da Reitoria da Unicamp, José Antonio Rocha Gontijo, além de estudantes e docentes das duas instituições de ensino.

Promovido pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Unicamp), em parceria com Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN), o evento marca o início da cooperação entre as duas instituições para oferta de pós-graduação na área da Saúde da Criança e do Adolescente.

Representando o reitor da Unicamp, o chefe de Gabinete da Reitoria, José Antonio Rocha Gontijo, falou sobre a experiência da universidade em programas de pós-graduação interinstitucionais. Para o gestor, além da titulação, o senso crítico conquistado pela formação é um ponto de destaque, visto que realidades diversas são vivenciadas pelos professores e estudantes oriundos de estados diferentes.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, lembrou que, em 2014, a UFRN criou a EMCM, com oferta do curso de Medicina nos municípios de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, visando levar formação médica para o interior do estado. “É a própria sociedade que será beneficiada com os frutos desse conhecimento”, avaliou sobre a relevância da qualificação dos professores da universidade.

Na mesma perspectiva, o diretor da EMCM, George Dantas de Azevedo, ressaltou a importância da capacitação do corpo docente, que hoje é composto de 20 doutores, 16 mestres e 21 especialistas. Ao final do Minter e do Dinter, a previsão é contar com 31 doutores, 18 mestres e oito de especialistas, resultando em uma equipe mais qualificada.

A coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM-Unicamp, Cláudia Vianna Maurer Morelli, considerou que a missão dos programas de pós-graduação é atender às necessidades locais e regionais, com base em uma formação sólida baseada em evidências científicas. Já a coordenadora da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM-Unicamp, Simone Appenzeller, completou que, até dezembro de 2019, o programa de pós-graduação registrou 617 defesas, sendo 405 de mestrados e 212 de doutorado. Confira o evento no Canal da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp no Youtube.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias