Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Dezembro de 2022

UFRN é certificada com Selo ODS Educação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi anunciada, na última terça-feira, 6, como uma das instituições de ensino certificadas com o Selo ODS Educação, em reconhecimento ao compromisso com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. A entrega oficial do prêmio acontecerá em fevereiro de 2023, em Brasília.

A iniciativa é organizada por uma rede de instituições gestoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que criaram o selo para estimular a participação efetiva no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A UFRN realiza uma série de ações nesse sentido, tais como a vinculação do Plano de Gestão e do Plano de Logística Sustentável aos ODS. Do mesmo modo, a seleção em editais de bolsas de extensão observa, como critério obrigatório, o desenvolvimento de iniciativas ligadas aos ODS.

“A Universidade socialmente referenciada se pauta pelas demandas do seu entorno social, da sociedade de forma geral e das suas organizações. Portanto, foi pensando na sua responsabilidade social que a UFRN, desde muito tempo, desenvolve projetos visando ao desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 constitui um norte importante que, desde 2018, vem sendo utilizada para orientar a execução dos seus projetos acadêmicos e de gestão”, afirma ex-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, que integrou o grupo de trabalho responsável por inscrever a UFRN na seleção para o Selo ODS Educação. 

Também participante do grupo, o pró-reitor de Planejamento da UFRN, Josué Vítor, destaca que a certificação concretiza as ações da UFRN voltadas aos ODS. “O selo demonstra para a sociedade o que a UFRN tem feito com esse intuito, de modo que suas ações e seus objetivos estratégicos já estão alinhados aos ODS. Esperamos que o selo possa aumentar a disseminação da cultura do desenvolvimento sustentável e enfatizar a necessidade dessas ações junto à comunidade interna e a sociedade”, finaliza.

Em sua primeira edição, o Selo ODS Educação contabilizou 241 impactos sociais de projetos, 126 projetos executados e 17 instituições de ensino participantes, que contribuem ativamente com os ODS. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias