Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Dezembro de 2021

UFRN amplia em 29% o número de bolsistas Pq e DT/CNPq

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um aumento de 29% no número de bolsistas Pesquisadores Produtividade e de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os anos de 2018 e 2022. Os dados, coletados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN (Propesq), foram disponibilizados após a divulgação dos resultados preliminares de dois editais da CNPq.

De acordo com a Propesq, em relação às bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, no resultado preliminar do CNPq, a UFRN possuía nove bolsistas nessa categoria e passou, com o resultado final, para 16 bolsistas contemplados, o que representa um incremento em sete bolsas, ou seja, houve um crescimento em 80% no número de bolsistas dessa modalidade.

“Já para o edital de Produtividade em Pesquisa, tínhamos 196 bolsistas e, pela análise do resultado, passamos para 219 bolsistas. Com isso, aumentamos em 12% o número de Pesquisadores Produtividade na UFRN”, revela a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Elaine Gavioli. “O resultado foi muito positivo e, com tudo somado, só na atual gestão da Reitoria, de 2018 para cá, passamos de 182 bolsistas Pq e DT/CNPq para 235 ao total, o que representa uma ampliação de 29% no número de bolsistas ”, comemora.

Para Elaine Gavioli, esses resultados são fruto de uma maior divulgação do edital do CNPq para os docentes, inclusive com contato personalizado com os professores que mais tinham perfil para ser bolsistas do CNPq, e ainda o lançamento de editais institucionais fomentando os pesquisadores da UFRN a continuarem competitivos.

Os dois editais com resultados divulgados pela CNPq foram Chamada 03/2021 – Bolsas Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora e Chamada 04/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa. O objetivo das bolsas Desenvolvimento Tecnológico é valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação científica dos resultados de seus trabalhos.

Já as bolsas de Produtividade em Pesquisa tem como objetivos: valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias