Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Fevereiro de 2020

Twitter vai remover posts com vídeos de deepfakes a partir de março

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O deepfake, tecnologia que usa inteligência artificial para manipular vídeos de maneira realista, é motivo de grande debate ético atualmente. Se por um lado esse recurso pode, por exemplo, gerar o rosto e a voz de uma pessoa que já morreu em um filme como Star Wars, por outro também pode criar réplicas capazes de imitar uma autoridade ou celebridade para fins difamatórios. Pesquisadores vêm estudando uma forma de sinalizar a cópia e, enquanto não há uma maneira de fazer isso com precisão, as companhias de tecnologia estudam maneiras de evitar que seu conteúdo não prejudique os usuários — e, claro, as pessoas que foram emuladas.

Nesta terça-feira (4), o Twitter avisou que vai começar a remover o material com potencial de ameaçar a segurança, gerar risco de violência em massa e afetar a decisão eleitoral na plataforma. Além disso, a empresa afirmou que começará a rotular todas as postagens com essas alterações, independente das intenções dos autores. A medida começa a valer a partir do dia 5 de março.

"Você não pode compartilhar enganosamente mídias sintéticas ou manipuladas que possam causar danos. Além disso, podemos rotular tweets contendo mídia sintética e manipulada para ajudar as pessoas a entender a autenticidade da mídia e fornecer um contexto adicional”, diz o comunicado do microblog.

Mas como o Twitter vai identificar isso? Bem, a rede social não detalhou os critérios, mas, aparentemente, há um sistema de monitoramento manual que, ao encontrar indícios de fabricação de mídia, o tweet será identificado e seu alcance será reduzido — sem as recomendações de algoritmo. Uma notificação também será adicionada para evitar que as pessoas compartilhem esses deepfakes. E, se o caso for grave, a publicação será imediatamente deletada por completo.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/twitter-vai-remover-posts-com-videos-de-deepfakes-a-partir-de-marco-159962/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias