Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Dezembro de 2019

TI do Governo do RN integra principal estrutura de acesso à Internet no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com o objetivo de viabilizar maior desempenho no acesso à Internet pelos órgãos integrantes da Administração Pública Estadual e, com isso, proporcionar mais agilidade nos serviços prestados à população, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), por meio da Coordenadoria de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), promoveu a integração da rede de comunicação de dados do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) da Internet em Natal, compondo o Projeto IX.br (Brasil Internet Exchange). A conexão foi feita em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

“Essa ação permite a agilidade na entrega dos serviços públicos à sociedade, tendo em vista a melhoria da performance do tráfego de acesso, o que significa uma conexão mais limpa, com menos pontos de interferência. Além de ser uma segunda opção de rede de acesso de dados para o Estado. Importante ressaltar que estamos melhorando os serviços e reduzindo, nesse caso eliminando, despesas, uma vez que a integração dos dados foi realizada sem custos para o Estado”, ressaltou o subcoordenador de redes e comunicação da Sead, Everton Mira.

O IX.br é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes autônomas que participam da Internet no Brasil. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no Brasil que apresentam grande interesse de troca de tráfego. Presente em mais de 30 localidades nas cinco regiões brasileiras, figura entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego Internet do mundo.

A participação do Governo do Estado no Projeto IX.br, além de fornecer uma via adicional a sua rede para acesso à Internet, permite uma ligação direta com os vários Sistemas Autônomos que compõem a Internet brasileira, o que promove, imediatamente, um maior desempenho em qualquer comunicação em âmbito nacional. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, pois os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias