Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2021

TCC de aluno do curso de Teatro da UFRN ganha prêmio nacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Ter um tempo livre favorece a criatividade do ator? Se para o sociólogo italiano Domenico de Masi o ócio criativo é necessário durante a atividade produtiva, para o discente de Licenciatura em Teatro pela UFRN, Thazio Silva Bezerra de Menezes, também é. A partir da pesquisa sobre o assunto, o aluno foi um dos 15 selecionados no A Ponte Itaú Cultural 2020-2021, com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Processo Tempo: A Importância do Ócio Criativo no Trabalho de Composição do Ator.

O TCC aborda e investiga como o ócio e o prazer podem influenciar a construção do processo criativo na composição teatral. A ideia do tema surgiu quando Thazio Silva ainda era bolsista de iniciação científica na Universidade. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida no Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN, dirigido pelo professor e orientador do TCC Robson Haderchpek. Além disso, a monografia aborda como os saberes dos países do Hemisfério Sul, a partir de associações de símbolos a elementos da natureza, afetam as relações com as artes cênicas.

Segundo Domenico de Masi, o ócio criativo seria uma maneira de conseguir equilibrar o trabalho, o estudo e o descanso, de modo a contribuir com o aumento da produtividade e da criatividade. Nesse sentido, para Thazio, o trabalho traz um retorno à sociedade, pois questiona e debate a rotina extenuante e a importância do tempo vago. Ele traz novas reflexões sobre as formas de trabalho para além da área artística, e reforça isso com a famosa frase “a arte imita a vida, a vida imita a arte”.

Selecionado entre diversos estudantes do Brasil, o trabalho, que foi defendido no início do ano de 2020 e concedeu o título de licenciado em Teatro pela UFRN, participou da seleção do A Ponte Itaú Cultural. O TCC concorreu no edital para egressos de 2019 e 2020 em Artes Cênicas. Para participar, o aluno recortou a quantidade de páginas e alterou o nome original do TCC para A Poética dos Elementos e as Epistemologias do Sul.

Os trabalhos selecionados foram transformados no livro online Pontilhados: pesquisas da cena universitária. O texto de Thazio Silva está a partir da página 362 e vai até a 384. Em setembro, o aluno também participou do Webinário Poéticas em Desvio, evento remoto de lançamento do conteúdo digital para todo o país. O encontro discutiu a cena teatral no âmbito universitário e, além disso, o aluno compartilhou sua pesquisa na temática de poéticas e aprendizados.

Com a visibilidade em nível nacional dos seus estudos presentes no TCC, o discente relembra a importância da Universidade nessa conquista. “A UFRN tem essa força de estar produzindo trabalhos que conseguem dialogar com o restante do Brasil e que têm toda uma potência de pesquisa”, conclui Thazio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias