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19 de Fevereiro de 2022

Startups de clube de assinaturas crescem 18% durante pandemia e ganham confiança dos consumidores que buscam conveniência e qualidade

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O mercado de clubes de assinaturas no Brasil aos poucos está conquistando seu espaço. Durante a pandemia da COVID-19, esse modelo de negócio ganhou força entre os consumidores que buscavam praticidade durante o isolamento social e, ao mesmo tempo, se consolidou como uma alternativa e oportunidade para as marcas lucrarem por meio da recorrência.

De acordo com um levantamento realizado pela Betalabs, empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce, que leva em consideração apenas sua base de clientes, o faturamento dos clubes de assinatura cresceu 18% de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. O mercado chegou a ganhar cerca de 2 mil novos clubes, entre novas empresas e aquelas já estabelecidas que passaram a adotar essa modalidade de vendas.

Além desse crescimento, a pesquisa mostrou que grande parte dos clubes de assinatura estão na região Sudeste. Três em cada dez clubes (32%) estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais detêm 12% e 9%, respectivamente. Na sequência, estão Rio Grande do Sul (9%), Paraná (9%), Santa Catarina (5%), Distrito Federal (4%), Pernambuco (3%), Bahia (2%) e Goiás (1%), e já os demais estados totalizam 14% somados.

Os modelos de assinaturas são vistos como uma alternativa de consumo para um terço dos consumidores brasileiros. De acordo com o Relatório Varejo 2021 da empresa global de pagamentos Adyen, entre consumidores entre 18 e 34 anos, 44% afirmam que pretendem adotar assinaturas para diminuir o número de vezes que precisam comprar de forma ativa. 

Sob o ponto de vista dos negócios, a tecnologia de pagamento é crucial para os modelos de recorrência, pois se o pagamento falhar, o consumidor dificilmente se tornará um assinante fiel. Com uso de dados e machine learning da Adyen, por exemplo, é possível que as marcas que atuam nesse setor consiga aumentar 6% seu faturamento. Atualmente, grandes empresas já utilizam as soluções da companhia como a Wine, Catho e Cartão de TODOS e têm sentido o impacto positivo no retorno desse investimento. “O modelo de assinaturas existe há muito tempo, mas hoje está se tornando disruptivo devido ao avanço tecnológico, às exigências do consumidor que quer cada vez mais praticidade, e aos diferentes modelos de negócio que vêm surgindo em resposta a essa demanda", disse Bruna Maggion, Head de Marketing da Adyen para a América Latina. "Na Adyen, utilizamos tecnologia de ponta para tornar o processo de pagamento recorrentes muito mais fácil e conveniente para as empresas e seus clientes.”

Empresas como Netflix, Apple, Spotify e Amazon oferecem alguns modelos de assinaturas bastante conhecidos nos quatro cantos do mundo, mas essa tendência não se limita ao entretenimento, e também já impacta setores como o de delivery de comidas e mercado, indústria de serviços, cursos online, atividades físicas, supermercados e até automóveis. 

Mercado de automóveis
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA),o mercado de assinaturas no Brasil vem crescendo. Atualmente, mais de 80 mil pessoas assinam carros. De um milhão de automóveis que compõem as frotas das locadoras, aproximadamente 8% se enquadram nessa modalidade. Uma das empresas que está se destacando no segmento é a Kovi, startup de mobilidade que tem como missão revolucionar o acesso ao carro na América Latina. Com mais de  mais de 10 mil usuários divididos entre o Brasil e o México em seu modelo inédito de pay-per-mile, a startup se consolida como a primeira empresa de carros por assinatura a proporcionar planos mais acessíveis e justos para o usuário.

O modelo permite que o motorista tenha flexibilidade para dirigir quantos quilômetros quiser por semana, e seja cobrado proporcionalmente de forma automática, sem necessidade de contato com a empresa ou de pagar taxas inesperadas por isso ou se preocupar com custos adicionais com serviços como seguros, impostos e manutenção. Durante a pandemia, a empresa teve um aumento de 13% da demanda de veículos, com um aumento de 40% em sua base de clientes e  com uma frota total 60% maior em relação ao ano anterior. “O nosso principal objetivo é democratizar o acesso ao automóvel por meio do modelo inédito de pay-per-mile, atendendo desde o consumidor que dirige por muitos quilômetros, com sua faixa de quilometragem ilimitada, até aqueles que passam menos tempo na rua, mas não abrem mão em ter um veículo a sua disposição e que não comprometa tanto a sua renda mensal familiar já que o custo de uma assinatura é menor do que o financiamento”, conta Adhemar Milani, Co-Founder e CEO da Kovi.

Produtos para pets e para os amantes de cafés

Já a Shopper - shopper.com.br, maior supermercado 100% online do país, não nasceu voltada para clube de assinatura fora de sua área de atuação, mas começou, neste ano, a apostar também nesse mercado ao lançar para seus clientes clubes de assinatura de produtos para pet e também de café. Esse lançamento feito pela startup mantém a sinergia com o modelo de recorrência de compra programada, um jeito inovador de fazer compras de itens de consumo doméstico.

Pegando as opções que mais se destacaram entre as preferências informadas pela base de usuários cadastrados em sua plataforma, a startup passou então a disponibilizar em seu site e aplicativo três opções de boxes de assinaturas para seus clientes: o Box Petiko, caixa temática customizada com brinquedos e petiscos exclusivos para pets e uma revista com dicas e matérias inéditas sobre o mundo animal; e o Moka Clube e o Veroo Café, dois clubes voltados para os amantes de cafés. Com eles, é possível receber, mensalmente, um café de um lugar diferente do Brasil, selecionado por um especialista, com cápsulas que carregam uma experiência sensorial, olfativa, inspiradora e cheia de sabor. Os grãos são selecionados, colhidos à mão e torrados artesanalmente. Tudo isso vem alinhado à qualidade no atendimento ao cliente pela qual a Shopper é reconhecida nacionalmente. Eles têm o maior NPS(87) do segmento em que atuam. 

Mercado de limpeza e os produtos naturais

Durante a crise sanitária que a pandemia causou ao mundo, as pessoas passaram a se importar mais com a eficácia dos produtos de limpeza que usam no dia a dia. As versões tradicionais, que levam materiais sintéticos na composição e que são prejudiciais à saúde, saíram do agrado popular e, assim, produtos naturais, eficazes e saudáveis passaram a conquistar a população. Fundada em 2018, pelos empresários Marcelo Ebert e José Luiz Majolo, a startup YVY comercializa e fabrica produtos de limpeza que vão desde a produtos para lavar louça até o famoso desinfetante, que é 100% natural, feito a partir de plantas e óleos, que são comercializados em cápsulas reutilizáveis e frascos de uso contínuo. Todos os produtos da marca estão aprovados pela ANVISA. 

Com intuito de se destacar de seus concorrentes e entregar seus produtos aos seus clientes em suas residências, a startup migrou para o formato de assinatura, mensal e bimestral. Em menos de um ano de operação a startup totalizou cerca de mil assinaturas de seus kits, provando ser um sucesso, mas foi durante a pandemia que os produtos tiveram seu pico de vendas. Com mais de sete mil assinantes mensais em 2021, a YVY apresentou um crescimento de 10% ao mês. “Nós estamos revolucionando o mercado de produtos de limpeza no Brasil por meio da economia circular. Com a ajuda da alta tecnologia e sustentabilidade, produzimos cápsulas ultra concentradas de produtos que têm composições naturais de origem vegetal de fonte renovável, como laranja, palma, palmiste, eucalipto, soja, trigo e óleos essenciais para as fragrâncias. O cliente só precisa adicionar na água e pronto, já pode limpar o ambiente”, explica Marcelo Ebert, CEO da marca. 

Criptomoedas

O CoinGoBack, plataforma de programa de cashback em Bitcoin, lançou para o mercado um serviço de clube de assinatura de compra de Bitcoin. O CoinGoBack Loop, onde os usuários podem iniciar uma nova forma de investimento.

Os planos de assinatura variam entre valores de R$100 (Starter), R$250 (Bitcoiner) e R$500 (Holder). Além do investimento em si, os adeptos terão acesso a conteúdos exclusivos, benefícios mensais e brindes. Após escolha do plano de assinatura, o usuário vai contar com um time de especialistas que vai investir, comprar e manter os usuários 100% atualizados sobre o mercado de criptomoedas e bitcoin. O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito ou débito via PayPal.

“Queremos que mais pessoas tenham acesso ao Bitcoin e que comecem a investir em um ativo que cresce a cada semana, por isso lançamos para o mercado um serviço exclusivo e inédito. É um clube de assinatura que vai contar no futuro com muitos benefícios para os usuários”, revela Isac Honorato, CEO do CoinGoBack Loop.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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