Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Maio de 2023

Startups da área da saúde prospectam novos negócios em evento promovido pela Liga

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Doze startups apoiadas pelo primeiro Edital de Inovação e Prospecção de Novos Negócios do Sebrae no Rio Grande do Norte buscam ampliar a base de parcerias e investidores. Essas empresas estão reunidas em um espaço montado pela instituição no VII Congresso da LIGA 2023, que está sendo realizado, desde a última quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Natal. A Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer é a principal entidade de estudos, pesquisas e tratamento oncológico no Rio Grande do Norte e mantém parceria com o Sebrae para desenvolvimento de novos produtos e negócios inovadores na área da saúde. Participam do congresso, médicos, especialistas e pesquisadores dessa área, entre outros.

Integram o espaço do Sebrae as startups Brain Exos, Comunicalli, Evis, Life Sprint, Neuromão, Novatecnik, Rede Blood, Sol, Solimed, Stimulli, UP Saúde e Z-Safe. A proposta do espaço é dar visibilidade aos projetos das startups e, assim, criar conexões capazes de gerar parcerias para o desenvolvimento dessas empresas. E é o que está ocorrendo com pelo menos uma delas, a Z-Safe, que tem atraído atenções no evento. Criada há pouco mais de um ano, em Natal, a startup foi fundada pelo biólogo Augusto Monteiro, a partir de um trabalho realizado no Centro de Biociências da UFRN, em parceria com a também bióloga Priscila Fernandes.

A Z-Safe utiliza a manipulação do zebrafish para o desenvolvimento de modelos genéticos personalizados, que avaliam o risco sobre doenças humanas e abordam a relevância biomédica de compostos e genes candidatos “in vivo”. Segundo a bióloga Priscila, o zebrafish preenche a lacuna entre os modelos experimentais de células e mamíferos, permitindo a descoberta acelerada e econômica de drogas e alvos.

Foto: Tiago Lima

A utilização de embriões de zebrafish como modelo alternativo para testes de novas moléculas e compostos destinados a se tornarem medicamentos ou serem usados como agrotóxicos é uma grande novidade tanto para a academia como para o mercado. Atualmente, esses testes são realizados tradicionalmente em roedores (ratos, camundongos) e até em mamíferos (coelho, cachorros), o que é mais caro e leva mais tempo, além de envolver questões éticas. A utilização do zebrafish como modelo reduz o custo e o tempo da pesquisa, mantendo o mesmo nível de confiabilidade.

“O Zebrafish preenche a lacuna entre os modelos experimentais de células e mamíferos, permitindo a descoberta acelerada e econômica de drogas e alvos”, explica a bióloga Priscila Fernandes ao lado do também biólogo Augusto Monteiro.
Segundo a bióloga o modelo de testagem com o Zebrafish é uma grande novidade, tanto para a academia, como para o próprio mercado, que tem demonstrado grande interesse na inovação. O modelo de testagem com o zebrafish é reconhecido internacionalmente, e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) o reconheceu como um modelo alternativo ao uso de mamíferos. Augusto Monteiro teve a ideia de criar uma startup para comercializar o modelo de testagem inovador, que pretende ganhar o Brasil e o mundo. “Por melhor que seja a inovação, sem o apoio de instituições como o Sebrae e a Liga, por exemplo, dificultaria muito o alcance dos nossos objetivos, que é acessar o mercado”, avalia o biólogo Augusto Monteiro.

Suporte aos negócios inovadores

O apoio do Sebrae às startups tem sido fundamental, não somente pelas mentoria, mas pela promoção de network, que aproxima esses negócios inovadores de grandes farmacêuticas e empresas que podem facilitar a inserção das startups no mercado nacional. O foco da atuação é no tema Inovação e Transformação Digital em Saúde. A participação das startups no evento representa uma excelente oportunidade para divulgar as inovações e estabelecer contatos com outras empresas e investidores do setor.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-RN, Isabela Cavalcanti, além do fortalecimento das startups que foram apoiadas no primeiro edital, o Sebrae tem buscado inserir as startups em ações que possibilitem acesso a grandes empresas e potenciais investidores. Daí a participação no Congresso da Liga.

“Além da área de exposição, nosso espaço conta com um estúdio para gravação de podcasts e geração de conteúdo. Temos também mentorias em inovação, modelagem de negócios e o game ‘Vilões da Saúde’, em que são coletadas as principais dores do setor, as suas causas e os remédios para essas dores”, detalha a gestora Isabela Cavalcanti.

Dentro dessa estratégia de ampliar as parcerias, o Sebrae procura inserir essas empresas nos principais eventos empresariais realizados em nosso Estado. Em 2022, através do Programa de Inovação em Saúde Liga + SEBRAE, em parceria com o Hospital da Liga Contra o Câncer, a instituição acelerou 22 startups da área da saúde, sendo que 10 delas tiveram a oportunidade de validar os seus projetos no ambiente hospitalar da Liga, numa iniciativa pioneira que trouxe importantes resultados para a área da medicina.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias