Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Outubro de 2022

Startup potiguar vence maratona de inovação do pescado do SeaFood Show/SP

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma startup potiguar roubou a cena na área de inovação tecnológica no SeaFood Show Latin America 2022, o principal encontro da cadeia produtiva do pescado na América Latina, realizado em São Paulo, na última semana. A Potimarket, uma plataforma de aproximação de mercados e vendas de camarão, conquistou o prêmio do primeiro lugar na Maratona de Inovação do Pescado, uma imersão de três dias nesta cadeia produtiva com desafios para desenhar e criar novas soluções ao vivo como parte do AgriFutura Pescado.

A ideia do showcase tecnológico era que seis startups relacionadas à atividade validassem seus modelos de negócio e o projeto do Rio Grande do Norte foi o que se saiu melhor nessa competição organizada pelo Instituto de Inovação Israelense (INNAIMC) e a Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA). Idealizada pelos professores Rodrigo Carvalho (UFRN) e Wilfredo Blanco (UERN), a Potimarket foi criada por meio dos recursos do edital do Programa Centelha, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A plataforma visa facilitar o encontro entre fornecedores e compradores de camarão qualificados em um ambiente seguro com certificação digital.


“A premiação foi muito importante para nos mostrar que estamos no caminho certo. A criação de um negócio inovador é um trabalho difícil, repleto de incertezas e dificuldades e cada conquista é uma injeção de ânimo na equipe. A premiação nos deu mais visibilidade e está abrindo portas para parcerias importantes para alavancar a startup para o próximo nível”, diz o professor Rodrigo Carvalho, um dos CEOs da plataforma.

Visibilidade

Isso porque a SeaFood Show Latin America é a principal feira do segmento nas duas Américas e agrega, em diversos eventos, os maiores players dos setores de aquicultura e pesca, envolvendo desde indústrias de processamento e importação até empresas de varejo e food service. Segundo Rodrigo Carvalho, a proposta da startup é ampliar o mercado do camarão cultivado no Brasil através da promoção do produto e da facilitação dos negócios entre fornecedores e compradores de camarão de forma ágil e segura em uma plataforma digital, seja B2B, B2C ou O2O.


A empresa também desenvolveu uma ferramenta para a avaliação inteligente da qualidade do camarão por imagem. Esta ferramenta permite a comercialização de camarões com qualidade certificada. “Para o próximo ano, esperamos estar realizando negócios de forma recorrente e ampliando a nossa carteira de usuários e funcionalidades para os nossos usuários. Enxergamos a consolidação da Potimarket no mercado, em médio e longo prazos. Conquistar a confiança e gerar valor para os usuários leva tempo e valorizamos a qualidade e confiança em primeiro lugar”, estima o empreendedor.

Suporte financeiro

A PotiMarket é um bom exemplo de que, com apoio e financiamento, ideias inovadoras são colocadas em prática para trazer soluções eficazes para o desenvolvimento dos setores produtivos. A startup foi um dos 15 projetos aprovados, entre os 536 submetidos, no edital de Programa Centelha 2020.

“O projeto dos dois professores recebeu mais de R$ 50 mil do programa para iniciar essa ideia. Esse aporte financeiro da Finep em parceria com o Sebrae foi fundamental para que pudessem dar o pontapé e vemos, agora, que eles já estão aprimorando, chegando a ganhar esse prêmio, que é um reconhecimento nacional de uma boa ideia”, destaca a gestora do Centelha 2020, Algéria Varela, informando que os empreendedores receberam do Sebrae orientação e suporte para a abertura do negócio, assim como o apoio com subvenção financeira à época.

O Programa Centelha teve contuidade e está na segunda edição. É promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI, sendo no Rio Grande do Norte executado pelo Sebrae. Em 2022, o edital está destinando R$ 1,33 milhão, que estão sendo invesridos para apoiar a geração de 25 empreendimentos inovadores no Rio Grande do Norte, com ações de inovação e melhoria de produtos e processos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias