Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2021

Startup potiguar expande com recursos do programa Capital Empreendedor

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A participação no ciclo 2021 do programa do Sebrae Capital Empreendedor pode representar uma guinada para a startup potiguar Faceponto. Considerada um dos cinco melhores negócios inovadores para se investir, a empresa recebeu um aporte financeiro ainda durante o programa e vai usar esse investimento para expandir para o restante do Brasil. Ao lado de outras quatro startups do RN – Club4Vet, Elevar, Inovall e Pague Bem Brasil – o Faceponto participou da quinta etapa desta edição do projeto, realizada em São Paulo na semana passada.

Durante o Circuito de Investimentos, os empreendedores apresentaram as teses de investimento para os investidores, como em um encontro de negócios, e interagiram com instituições de fomento, investidores anjo, aceleradoras, plataformas de crowdfunding de investimento e fundos de investimentos. O Faceponto foi uma das eleitas para o investimento entre 956 participantes.

A empresa foi avaliada em R$ 15 milhões e recebeu um aporte de recursos expressivos via programa, que, por questões contratuais, o valor não pode ser divulgado. Esse dinheiro servirá para a expansão do Faceponto para outras áreas do Brasil. “Essa expansão será através de franquias, licenciamentos e parcerias estratégicas com outras startups e com alguns modelos tradicionais para expandirmos muito rápido. Temos uma margem monstruosa para crescer e iremos crescer ainda mais rápido com esse investimento”, revela o CEO do Faceponto, Cássio Leandro, que está à frente da startup juntamente com Aquiles Burlamaqui, cofundador da empresa.



Lançado em 2018, o Faceponto é uma ferramenta capaz de gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa utilizando inteligência artificial. Além de registrar o ponto de maneira inteligente, a plataforma faz o gerenciamento de RH, desde o planejamento de férias, folga de final de semana, horas extras, banco de horas e compensação. De acordo com o idealizador do negócio, as empresas que utilizam Faceponto reduzem em até 92% as demandas trabalhistas no tema jornada de trabalho e traz aumento produtividade.

Já o Capital Empreendedor é uma inciativa do Sebrae e parceiros que visa ajudar empreendedores a compreenderem a dinâmica do ecossistema de risco e a se prepararem para aproximação e negociação com investidores. Por meio de cinco etapas planejadas estrategicamente pelo Sebrae, os participantes concluem o programa aptos a apresentarem seus negócios para possíveis investidores. Foi o que ocorreu com o Faceponto. A perspectiva de investimento deste ciclo do programa que conecta empreendedores e investidores chegou a quase R$ 53 milhões em investimentos. A proposta é orientar e capacitar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores.

“Sem dúvida nenhuma é um dos editais e eventos com maior estrutura na função mentoria, organização e planejamento de startups para crescimento com oportunidade de investimento. E foi isso que aconteceu conosco. Tivemos seis meses de mentoria, auxílio e planejamento para, ao chegar o momento de receber investimento, estarmos preparado para os investidores”, reforça Cássio Leandro.

Na avaliação do gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae no Rio Grande do Norte, David Góis, o programa Capital Empreendedor é de extrema importância para startup do Brasil. “Através do circuito, elas são preparadas e aceleradas para que estejam prontas para apresentarem seus produtos e serviços para os principais investidores do Brasil e fundos investimentos e conseguem captar recursos para tracionar e vender ainda mais.Tivemos a felicidade de uma startup do Rio Grande do Norte ser a primeira investida durante o evento e isso mostra o caminho certo do trabalho do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, envolvendo o Sebrae e outros parceiros”.



Segundo o gerente, as perspectivas para 2022 são ainda melhores. A instituição iniciou em 2021 o programa de pré aceleração, o Sebrae Speed, com o intuito de atender e preparar mais startups, para que participem em grandes eventos, como o Capital Empreendedor, e consigam converter e atrair outros investimentos, passando a desenvolver seus negócios vender mais para o Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias