Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Abril de 2020

SP convoca youtubers de educação para tentar engajar alunos no ensino a distância

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

*Com informações de reportagem de Laura Mattos para a Folha de São Paulo

O ensino a distância no estado de São Paulo conta desde segunda-feira (27), com youtubers especializados em educação, os edutubers, para tentar engajar os alunos. As aulas são exibidas por um aplicativo lançado pela Secretaria de Educação e através de dois canais digitais abertos de televisão, ambos ligados à Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura.

De segunda a sexta, alunos do fundamental 1 (1º ao 4º ano) terão, por dia, uma hora e meia de aulas, tanto na TV quanto na internet. Cada aula terá meia hora. A partir do 6º ano até o ensino médio, serão três aulas diariamente, de 45 minutos cada uma, duas na televisão e uma transmitida no aplicativo. Haverá aulas ao vivo e gravadas.

A grade de programação terá conteúdo fornecido pela Fundação Roberto Marinho e pela Secretaria de Educação do Amazonas, que há 13 anos deu início ao ensino a distância para populações que vivem em áreas isoladas, como ribeirinhas e indígenas. Haverá também novas aulas gravadas no Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

Lançado às pressas pelo governo em meio à pandemia, tem cinco estúdios, sendo um na TV Cultura, no bairro da Água Branca, e quatro na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape), que é um braço da secretaria e fica em Perdizes.

A gestora do Centro de Mídias, contratada há um mês com essa missão relâmpago, é Julci Rocha, 40, mestre em educação com especialização em inovação, tecnologia e formação de professores, que já trabalhou na Microsoft, no Instituto Paulo Freire e na Fundação Lemann, entre outros.

É da Lemann, uma das entidades que apoiam o Centro de Mídias, a curadoria dos youtubers da educação que estarão na programação da rede pública, entre eles Patrick Gomes, do canal Biolodúvidas, e Victor Rysovas, do Dez de História.

Fonte disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/sp-convoca-youtubers-de-educacao-para-tentar-engajar-alunos-no-ensino-a-distancia.shtml

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias