Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

31 de Outubro de 2022

Solução que aproxima recém-formados do mercado vence o HackSaúde do GO!RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os acadêmicos do curso de medicina, Caroliny Hellen e Victor Hoffmann, e o de Administração, Erick Silbe, foram os grandes vencedores do HackSaúde, o hackathon promovido no Sebraelab Hands On, no encerramento do GO!RN 2022. Os estudantes conquistaram o primeiro lugar ao idealizarem um aplicativo, o MedMatch, que ajuda médicos graduados a encontrarem uma oportunidade de emprego após o curso. O hackathon teve 52 inscritos, que foram divididos em cinco grupos na disputa.

A premiação dos vencedores foi feita pelo diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, no encerramento da competição.

“Cada vez mais, a área da saúde demanda serviços especializados com tecnologia e inovação. E esse é apenas o começo que podemos construir juntos para gerar novos negócios e oportunidades”, destaca o diretor.


O desafio proposto pelo HackSaúde era identificar problemas na área da saúde, pensar ideias capazes de gerar soluções inovadoras e aplicáveis, e criar produtos ou serviços. Tudo isso por meio do desenvolvimento de protótipos, que possam ser aplicados nas cidades, estados ou no país. Participaram da competição ao longo deste sábado (29) universitários interessados impactar positivamente a área de saúde e dispostos a identificar problemas para criar soluções inovadoras e criativas para a área da saúde. A ideia é fomentar o espírito empreendedor e o desenvolvimento de novos conceitos, desafios e soluções.

A temática central do hackathon foi a “Saúde’, discutida através de uma abordagem multidisciplinar. De acordo com Conceição Moreno, coordenadora da competição, o objetivo do evento era possibilitar aos estudantes o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades. “Os participantes ao se inscreverem já tinham a oportunidade de conhecer e vivenciar situações da vida profissional, da organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional, além de gerir equipes e situações e tomar decisões gerenciais e administrativas”, explica.


Sobre o projeto vencedor, os acadêmicos comentam: “O MedMatch é um aplicativo que tem como função conectar os profissionais médicos recém-formados às vagas do mercado de trabalho, de forma personalizada e eficiente. Em nossa interface, o profissional poderá buscar as vagas utilizando filtros como tipo de vaga (plantão, trabalho fixo, emergência), localização, raio geográfico, remuneração, período de disponibilidade, avaliação do serviço de saúde”, argumentam Caroliny Hellen, Victor Hoffmann e Erick Silbe.

Segundo lugar

O segundo lugar ficou com a equipe formada por Joyce Moura (Medicina), Rafael Oliveira (Medicina) e Auda Pereira (Odontologia), que propuseram soluções nos serviços de marcação de exames, com o aplicativo Agenday.

Todos os grupos foram acompanhados por tutores, que ficaram responsáveis pela mentoria dos estudantes. Um deles foi o professor do Departamento de Cirurgia da UFRN, Edilson Pinto, médico oncologista, que no IMD (Parque Metrópole) ensina a disciplina Inovação e Saúde. “O que nos encanta é que esse novo método será difundido em outras universidades e vai realmente modificar a realidade de muitas dores que existem na nossa sociedade”, elogia o médico.

Outro mentor foi o estudante de Medicina de UFRN, Leonardo Alves, que é presidente da Medsolutions, empresa Júnior de Medicina da UFRN. “Temos o grande objetivo de criar um ecossistema pra fomentar o comportamento empreendedor no estudante de medicina, além promover uma aproximação com universitários de outras áreas pra que a gente consiga olhar para os problemas da saúde de vários ângulos”, conclui Leonardo Alves.

Sobre o GO!RN

O GO!RN é uma espécie de plataforma plural que congrega espaços e eventos simultâneos para entregar conexões, network , troca de conhecimento e experiência para os amantes de tecnologia e da transformação digital, assim como o público em geral. É resultado da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e os integrantes do Ecossistema de Inovação do estado para promover desenvolvimento e apresentar resultados e propostas para o futuro, integrando assim todo ecossistema na busca de aumentar a efetividade das ações. Ao todo, são 28 correalizadores.

Entre os correalizadores do GO!RN, estão a Arara Furtacor Designers, Clube de Diretores Lojistas Jovem (CDL Jovem), Darkwaves Internet sem Fio e Segurança da Informação, Federação dos Esportes Eletrônicos do RN (FERN), Federação das Indústrias do RN (FIERN), Grupo de Desenvolvedores Google (GDG), Tecnologia Python de Desenvolvimento de Software (GRUPY.RN), Incubadora Tecnológica do Campus Natal Central (ITNC), Jerimum Valley, Junior Achievement, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Metrópole Parque, Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), Tecnologia PHP de Desenvolvimento de Software (PHP-RN), Potiguar Indie Games (PONG), Potiguaras Valley, POTILIVRE Software Livre, Prefeitura do Natal, Pyladies Meninas do Python, Federação das Empresas Juniores do RN (RN Júnior), Salt Valley, SEAHUB Ambiente de Inovação e Coworking, TBridge.

Fotos: Moraes Neto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias