Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Setembro de 2022

Sobreviventes do câncer de mama no RN se unem, criam equipe ‘Remadoras Fênix Dragon Boat’ e competem nacionalmente

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Enfrentar um diagnóstico de câncer de mama é sempre um desafio para todas as mulheres. O tratamento muitas vezes não é fácil e traz algumas sequelas, inclusive físicas. Mas para aquelas que conseguem passar por todos os obstáculos, o sentimento de vitória é imenso.

Em Natal, um grupo dessas guerreiras resolveu se juntar este ano e integrar um movimento internacional, as ‘Remadoras Rosas’, equipes de canoagem compostas exclusivamente por mulheres que derrotaram o câncer de mama. Assim nasceram as ‘Remadoras Fênix Dragon Boat’.

“O projeto é direcionado a sobreviventes do câncer de mama. Para participar da equipe é preciso ter terminado tratamento há no mínimo 6 meses, declaração da oncologista ou mastologista, e aval do cardiologista dando aptidão para a prática da canoagem”, explica Fernanda Costa, capitã da equipe.

No Brasil esse movimento começou em 2013. Cleusa Alonso, brasileira, sobrevivente do câncer de mama e câncer de parótida, residente na Argentina, se uniu a um grupo de quatro mulheres, também sobreviventes do câncer de mama, para formar a primeira equipe rosa da América Latina.


Cleusa foi nomeada a primeira remadora rosa brasileira membro do IBCPC (International Breast Cancer Paddling Committee). Em 2014 iniciou seu trabalho para divulgar a canoagem dragon boat para as sobreviventes do câncer de mama no Brasil. Em 2016 nasceu a primeira equipe rosa do Brasil, a Canomama Team.

Atualmente existem 20 equipes de remadoras rosas espalhadas em todas as regiões brasileiras.

As potiguares da Fênix são 14 no total. “Atualmente somos 14 mulheres, que representam a primeira equipe de remadoras rosas Potiguares, sobreviventes do câncer de mama. Mulheres de peito, garra, perseverantes e resilientes, que representam o nosso Rio Grande do Norte”, afirma Fernanda.

Atualmente as integrantes da equipe Fênix firmaram uma importante parceria com o Iate Clube de Natal, que disponibilizou a sede de Natal e a da Lagoa de Bonfim para que as integrantes da equipe, sendo agora sócias atletas, possam ter no clube o seu local apropriado para a realização de sua prática esportiva.

Para mais informações sobre a equipe, basta acessar o Instagram (https://www.instagram.com/remadorasfenix/). As meninas sempre precisam de apoio financeiro para representar o RN em competições. A próxima é o 1º Festival de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama, que acontece em Brasília, entre os dias 26 e 29 de outubro.

A canoagem Dragon Boat

Dragon Boat é uma embarcação milenar Chinesa, usada para celebração. É a embarcação oficial das Remadoras Rosas.

A embarcação tem a cabeça e a calda de dragão, mede quase 14 metros de comprimento e 1,16m de largura.

No Dragon Boat, as remadoras devem remar juntas, não necessitam fazer força. A timoneira fica em pé na popa, conduzido a embarcação. A ‘tamborista’ fica sentada na proa, acompanha o ritmo da remada tocando um tambor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias