10 de Maio de 2021
Só 12% dos usuários de iPhone aceitam que apps monitorem suas atividades para exibir anúncios personalizados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O lançamento do iOS 14.5 trouxe diversas novidades para os usuários do iPhone, mas uma das principais funcionalidades oferecidas pela Apple tem sido pouco discutida, mesmo que represente um avanço imenso. A nova versão do sistema operacional do smartphone mais popular do mercado permite que o usuário escolha se permitirá ou não que aplicativos rastreiem seu uso em outros apps ou no navegador, a fim de exibir propagandas segmentadas.
Um relatório do Flurry aponta que apenas 12% dos usuários do iOS permitiram que esses aplicativos rastreassem suas atividades. Ou seja, 88% não desejam de forma nenhuma que apps como o Facebook e o Instagram acompanhem seus hábitos virtuais para exibir anúncios personalizados. Se falarmos apenas dos Estados Unidos, o número é ainda mais expressivo: apenas 4% dos estadunidenses aceitam ter suas atividades monitoradas.
O recorte da pesquisa levou em conta 5,3 milhões de usuários ativos e diários do iOS 14.5. A ferramenta, apesar de simples, faz uma grande diferença para o usuário em uma era em que a privacidade vale ouro na internet – principalmente após os escândalos de vazamentos de dados dos últimos anos, como o da Cambridge Analytica.
Como lembra o The Next Web, mesmo que a funcionalidade seja bastante interessante, a Apple não está simplesmente sendo boazinha. A empresa de Tim Cook percebe como privacidade é um bem importante na atualidade, e vê nisso a oportunidade de vender o iPhone como um smartphone mais seguro que os concorrentes Android.
Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/143557/ususarios-iphone-apps-monitorem-atividades-anuncios-personalizados/