Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Dezembro de 2021

Setor de tecnologia começa o ano aquecido e busca por profissionais é uma das prioridades

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os próximos anos prometem ser movimentados para o mercado de TI, consolidando o crescimento exponencial do setor nos últimos anos. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de tecnologia deve gerar cerca de 797 mil novas vagas de trabalho no Brasil até 2025. Porém, Josney Lara, diretor comercial da InfoWorker Tecnologia, explica que isso não quer dizer que exista um número de profissionais disponíveis que corresponda a essa demanda, o que exige estratégia por parte das empresas.

Para se antecipar a essa realidade, ele conta que a estratégia adotada pela InfoWorker foi buscar profissionais direto no ambiente de formação. A empresa firmou uma parceria com uma instituição de ensino que direciona alunos às companhias associadas.

A Kenzie Academy é uma instituição que usa uma metodologia desenvolvida por engenheiros de empresas do Vale do Silício para formar profissionais para ingressarem no mercado de tecnologia.

Josney explica que a busca por profissionais capacitados é um desafio, pois o fluxo de demandas é maior do que o número de pessoas em formação. “O mercado de tecnologia é um dos mais aquecidos no momento e o que tem um dos maiores gargalos”, esclarece. A parceria busca sanar uma escassez que só tende a crescer nos próximos anos.

DÉFICIT

A previsão da Brasscom é que nos próximos anos faltarão profissionais para ocupar pelo menos 532 mil dessas vagas. Ou seja, a estimativa é que 66,75% das vagas de tecnologia não sejam ocupadas.

Essa carência por profissionais de TI no país tem piorado em razão da aceleração digital que se intensificou durante a pandemia. Josney reforça que a parceria com a instituição de ensino internacional é uma estratégia para driblar esse déficit e também para facilitar a entrada de novos profissionais no mercado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias