Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Dezembro de 2020

SESI Escola RN é medalha de ouro na grande final da Sapientia, Olimpíada do Futuro 2020

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um projeto desenvolvido por estudantes do SESI Escola Rio Grande do Norte é o ganhador da Sapientia – Olimpíada do Futuro 2020. A ideia é de uma jujuba para aguçar os sentidos do paladar e olfato, e ampliar a produção de saliva de pacientes com câncer deu à Equipe Nutrinim, a medalha de ouro na final que foi transmitida ao vivo, por meio virtual, na quinta-feira (10). 

Os vencedores foram anunciados por Djamila Ribeiro, colunista da Folha de São Paulo, ativista e educadora. “Parabenizo por essa iniciativa tão importante seguindo a agenda 2030, e com alunos desde tão jovens. É emocionante acompanhar essa edição. Todos são vencedores e vencedoras”, diz Djamila e anuncia também medalha de bronze para a equipe Solares e Labdrive e de prata para a equipe Tech Signal e Embaqma.

“Meu sentimento é de muito orgulho por termos desenvolvido algo tão grandioso e necessário, além de sentir também muita alegria em saber que nós 5 da Nutrinim já estamos colhendo os frutos que plantamos nesses longos meses. Espero que logo a nossa jujuba já esteja no mercado, dando esperança para dias melhores”, diz Cailany Cavalcante, que é team líder da equipe. Ela tem 17 anos, é do SESI Escola Natal.

A jujuba Nutrinim é um doce com foco em pacientes oncológicos que fazem uso da quimioterapia e radioterapia. Estes apresentam perda do paladar, incapacidade de sentir odores e baixa produção de saliva. Fatores que levam a desmotivação alimentar ocasionando desnutrição, sendo uma das maiores responsáveis pelas mortes durante o tratamento.

O doce desenvolvido é capaz de trazer novamente os sentidos perdidos, além de aumentar a produção de saliva. Com o uso da Jujuba Nutrinim, será possível uma melhora na nutrição, fator importante durante a terapia. “Pra mim é muito gratificante esse prêmio, ver que todo o nosso esforço valeu à pena e que futuramente possamos ajudar muitas pessoas através da jujuba”, diz Marialice Gomes sobre a premiação. Ela é da equipe, tem 16 anos, aluna do SESI Escola Natal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias