Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Julho de 2022

Serviços tradicionais de costura com um toque de sustentabilidade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Sabe aquela peça de roupa que não serve mais - ficou apertada ou folgada - mas continua nova, bastando um bom ajuste para continuar sendo usada? Ou a outra que zíper quebrou, o botão caiu ou está precisando de uma repaginada para se renovar? A solução para todos esses problemas é a proposta da nova marca que chega ao mercado natalense: Arranjos Express, franquia criada em Portugal que inaugura no início de agosto no Nordestão Ponta Negra, da Av. Roberto Freire. 

A marca tem como conceito a costura criativa, incentivando o consumo consciente, onde o cliente pode solicitar o conserto, transformação, adequação e reaproveitamento de suas peças. “Queremos estimular as pessoas a olharem para o seu guarda-roupa identificando o que pode ser transformado, de modo que as peças continuem sendo usadas e não fiquem meramente ocupando espaço”, reforça Marja Prado, administradora e franqueada da marca.

Entre os serviços oferecidos estão ajustes sob medida, cós e cavalo de calças, customização e transformação de peças, reparação, troca de zíper, ajustes em ternos, roupas de ginástica, além de confecção de roupas e caminhas de pet. 

Também são desenvolvidos trabalhos de personalização em peças de cama, mesa e banho para hotéis e restaurantes, com bordados em toalhas de mesa, guardanapos e uniformes. Assim como para escolas, hospitais, clínicas e salões de beleza. 

Os funcionários são treinados pela equipe da franquia, que conta com uma universidade para treinamentos presenciais e online. A proposta é que o cliente seja atendido por um profissional de costura, com conhecimento técnico para prestar consultoria e oferecer as soluções desejadas.


E, com propósito sustentável, a intenção da franqueada é aproveitar as sobras das costuras para produzir mimos para os clientes e também fazer doação a instituições que utilizem os materiais em ações junto a populações vulneráveis. 

No Brasil, cerca de 175 mil toneladas de materiais têxteis são descartados no meio ambiente por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). 

“Nossa intenção é fazer parcerias para dar destinação correta a todos os restos dos tecidos com os quais trabalhamos. E pretendemos ainda convidar artistas para fazer customização com detalhes, como bolsos, ilustrados com o trabalho deles, porque além de estimularmos o consumo sustentável, queremos também valorizar a arte produzida em nível local”, pontua Marja.

A Arranjos Express foi fundada em 2003 a partir da necessidade de oferecer serviços expressos de ajustes e customização de tecidos em geral, utilizando conceitos modernos para a operação de serviços tradicionais de costura. Atualmente, já são mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil, duas na Bolívia, duas em Portugal e uma prestes a inaugurar em Miami.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias