Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Setembro de 2022

SENAI-RN planeja novos projetos com a Maersk, maior empresa de treinamentos profissionais para o setor eólico no mundo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Missão internacional do SENAI do Rio Grande do Norte foi oficialmente encerrada sexta-feira (09), na Europa, e um dos desdobramentos esperados do roteiro são novos projetos com uma gigante no setor eólico, a dinamarquesa Maersk Training. 

As perspectivas foram compartilhadas pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, durante reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), nesta segunda-feira (12).

A Missão teve como destino a Europa, com passagens pela Dinamarca e a Alemanha.  No roteiro, incluiu passagens por gigantes globais nos segmentos de qualificação profissional, segurança no trabalho, logística e indústria, visitas a universidades, parques de inovação, startups e à infraestrutura, incluindo parada em um porto especializado em projetos de offshore.

Os países visitados estão entre os líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energia eólica offshore – a energia esperada com a futura instalação de parques eólicos no mar – e eletromobilidade.

Offshore

No que diz respeito ao offshore, a anfitriã do SENAI-RN na missão técnica foi a Maersk Training  – gigante dinamarquesa do setor de logística e maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo.

“Nós apresentamos ao CEO da Maersk o potencial de 700 Gigawatts (GW) do Brasil no offshore, que é inúmeras vezes maior do que o que existia quando a companhia chegou ao país, além das oportunidades que isso traz para a formação profissional, área em que o SENAI é a maior instituição em atuação na América Latina e em que a empresa é a maior para o setor no mundo”, disse ele, acrescentando que as partes já desenvolvem parcerias conjuntas no Rio Grande do Norte e, a partir da viagem, avançam discussões para a construção de possíveis novos caminhos para os desafios que nascem no Brasil com a nova indústria.

Rodrigo Mello e a assessora de Mercado e Projetos do SENAI, Amora Vieira, visitaram o Centro de Treinamento Maersk, na cidade de Esbjerg, onde foram recebidos pelo Managing Director da empresa, Thomas Hagelund Helsgaun, e pelo Key Account Manager, David Filipe Hansen Monteiro Paes. A programação incluiu visita ao porto da cidade, onde também são realizados treinamentos.

Na capital, Copenhagen, a equipe conheceu a sede da Maersk e se reuniu com o CEO da companhia, David Skov, a quem Mello também apresentou as principais linhas de atuação do SENAI voltadas à energia. “A Maersk é um gigante internacional com quem temos uma parceria forte, boa e produtiva, com destaque para ações na área de segurança no trabalho e formação de pessoas para a cadeia de energia eólica”, disse Mello, acrescentando que “a experiência da viagem aprofunda a compreensão do que já está acontecendo na Europa e do que está por vir no Brasil a partir de um dos principais atores desse processo, no mundo”.

Mobilidade

Já na Alemanha, a programação foi centrada no “Seminário técnico sobre Mobilidade Urbana e Eletro Mobilidade na Baviera”, realizado nas cidades de Munique e Nuremberg. 

A Missão reuniu 18 participantes do Brasil, procedentes dos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

O roteiro incluiu visita à fábrica da BMW, a um centro de pesquisa em mobilidade e a empresas, tour guiado sobre mobilidade urbana, troca de experiências com a academia – sobre programa de mestrado na área – além de participação em Workshop sobre o tema.

A viagem foi realizada a convite da Secretaria de Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera. Além do SENAI-RN, outras instituições e empresas brasileiras relacionadas à indústria automotiva e a atividades ligadas à formação profissional, de tecnologia e cidades inteligentes também integraram o grupo.

“Nós vimos uma série de premissas para a boa mobilidade urbana e ficou posto que é muito importante o equilíbrio”, acrescentou ele. “É preciso entender os problemas daquela sociedade, daquela comunidade específica, e o uso equilibrado e harmonioso entre as diversas possibilidades de mobilidade, onde a busca é sempre por ter o melhor ambiente para as pessoas morarem, trabalharem e se locomoverem”, complementou ainda, frisando que o SENAI trouxe para o Brasil “um bom lastro de argumento para a discussão da problemática local”.

Lorena Roosevelt, do SEBRAE-RN, que também participou da Missão, ressaltou na reunião da COERE que a mobilidade abre um leque de possibilidades econômicas que vai além da indústria automobilística. “O Mercado da Mobilidade”, definiu ela, “é um vetor para desenvolvimento tecnológico, modernização das cidades, promoção de qualidade de vida da população, geração de novos negócios e descarbonização”. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias