Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Agosto de 2022

SENAI-RN e Agência Espacial Brasileira discutem projetos pioneiros para inserir o setor espacial no ensino

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Rio Grande do Norte terá o primeiro “Polo” da Agência Espacial Brasileira (AEB), no país, para o desenvolvimento de projetos educacionais que unam vocações da região – a exemplo das energias renováveis – com questões relacionadas ao espaço. 

A iniciativa está entre as previstas em acordo de cooperação técnica firmado em 2021 pela Agência Espacial Brasileira com o Sistema FIERN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

O acordo pretende impulsionar o desenvolvimento inédito e a expansão do uso de tecnologias como satélites e radares no setor nacional de energia, assim como fomentar o conhecimento e o compartilhamento de experiências entre as áreas.

A inserção de conteúdos relacionados a atividades espaciais no currículo de cursos técnicos profissionalizantes ligados ao setor elétrico e no Novo Ensino Médio está entre as possibilidades estudadas, para despertar o interesse especialmente de crianças e jovens por profissões na área tecnológica.


O assunto foi tema de discussões na quinta e sexta-feira (29), em Natal, entre a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na AEB, Valentina Scott, e representantes das equipes de educação do SESI e do SENAI-RN, principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de energia e do gás.

“Esta é uma parceria importante que nós temos com a Agência Espacial Brasileira e que, para além do desenvolvimento de soluções tecnológicas de forma conjunta, vai possibilitar o desenvolvimento de soluções educacionais que aproximem o público jovem, numa perspectiva de que o espaço não seja visto como uma coisa inatingível, mas sim como um possível ambiente de trabalho ou ambiente onde é possível gerar experiências para a carreira que essas pessoas pretendem seguir no futuro”, diz o diretor do ISI-ER e do departamento regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

PIONEIRISMO

Segundo Valentina Scott, consultora da Agência, esta seria a primeira iniciativa da AEB no Brasil para despertar vocações profissionais com foco no espaço, junto ao setor industrial. 

“O estado seria o pioneiro, em uma ação com perspectiva de trazer a discussão baseada em inovação, sustentabilidade e indústria, com o objetivo de mostrar o espaço para os jovens também como possibilidade de carreira”, ressaltou a consultora nesta sexta-feira, após reuniões no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o ISI-ER, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e, entre outros laboratórios, iniciativas do SESI na área de robótica. 

Informações colhidas durante a visita deverão subsidiar a proposta de instalação do Polo da AEB em Natal, em local ainda a ser divulgado, mas com expectativa de implementação da primeira fase “o mais breve possível”, segundo a consultora.

Como desenvolver cursos de nível técnico e até mesmo pós-graduações, graduações e atividades formativas para educação básica levando em consideração a vocação da região está entre as questões que a consultoria que está realizando vai ajudar a responder.

“Nossa ideia é primeiro mapear as sinergias. Mapear todo o ecossistema espacial do estado, além de ações que já existem, os currículos específicos dos cursos e como a Agência pode apoiá-los com expertise técnica e com tecnologias espaciais”, acrescenta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias