Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Novembro de 2022

SENAI-RN e agência alemã GIZ promovem ações em Natal para ampliar presença de mulheres no setor de energia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na semana que vem (dias 07 e 10/11), o SENAI-RN e a agência alemã GIZ promovem dois eventos em Natal para ampliar a presença de mulheres no setor de energia.

OS EVENTOS

Os eventos que iremos promover, o “Meninas em Ação”, com desafio tecnológico para alunas de escolas públicas e do IFRN, e um minicurso para profissionais de educação do SENAI, fazem parte do projeto Interligadas, que está sendo realizado, de forma piloto no Brasil, aqui no CTGAS-ER.

O objetivo é incentivar mais inclusão e oportunidades para meninas e mulheres no setor de energias renováveis - que está a todo vapor no Rio Grande do Norte e no país, mas com postos de trabalho e salas de aula, hoje, majoritariamente ocupados por homens.

O Interligadas é uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), em conjunto com o Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência alemã GIZ.

POR QUE O INTERLIGADAS É PAUTA?

O Interligadas existe porque a presença feminina ainda é minoria nas salas de aula, em cursos de energias renováveis, e no mercado de trabalho com foco em eólica e solar, por exemplo. Essas duas atividades são grandes geradoras de empregos, remuneram acima da média e têm atraído grandes volumes de investimentos - o que indica a demanda por mais profissionais. No entanto, na atualidade os postos de trabalho no setor são majoritariamente ocupados por homens.

Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos relacionados às energias renováveis no mundo, setor que tem previsão de gerar até 42 milhões de empregos em escala global até 2050.
No Brasil, na formação técnica - que é a porta de entrada profissional para o setor - apenas 7% das pessoas egressas dos cursos profissionalizantes da área de energias renováveis realizados pelo SENAI e pelos Institutos Federais são mulheres.
 
A Ação Coletiva Interligadas, diante deste contexto, estabeleceu uma meta: que, até o final de 2023, 20% das pessoas egressas dos cursos de formação profissional técnica nos SENAIs e nos IFs sejam mulheres.
 
O TIMING DA COP-27

A ação em Natal coincide com a realização da COP-27, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que neste ano será realizada no Egito, entre os dias 06 e 18/11.

Esta é a Conferência ambiental mais importante do mundo e terá os olhos bastante voltados para o Brasil.

Além disso, neste momento em que o mundo se une na Conferência para discutir os esforços globais de combate à crise climática, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como energia limpa e acessível, equidade de gênero e educação de qualidade com foco nas energias renováveis - que estão no DNA do Interligadas - ficam ainda mais evidentes e tornam o gancho da pauta local ainda mais interessante!
 
OS EVENTOS EM NATAL

Os eventos do Interligadas em Natal serão realizados na segunda-feira (07) e na quinta (10), no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal ( Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 - Lagoa Nova). 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias