Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Agosto de 2022

SENAI-RN apresenta primeiro curso do Brasil para formar mecânicos em conversão de veículos elétricos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) anunciou, nesta quinta-feira (25), o primeiro curso profissionalizante do Brasil para formação de mecânicos/as em conversão de automóveis elétricos. A expectativa é que as primeiras turmas sejam iniciadas em 2023. A infraestrutura para aprendizagem teórica e prática está em desenvolvimento, com previsão de conclusão ainda este ano.

“Nós tropicalizamos, adaptamos para a realidade brasileira, tecnologias disponíveis no exterior para converter carros à gasolina em álcool e GNV. Também fizemos essa tropicalização para formação de profissionais no setor de energias renováveis e agora estamos fazendo o mesmo para o hidrogênio verde e na área de eletromobilidade”, disse o diretor do departamento regional do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello.

O curso é resultado de experiências como a troca de conhecimentos com a Alemanha durante o projeto de desenvolvimento do Selvagem Elétrico, o primeiro buggy elétrico do estado. “O piloto desse projeto serviu de aprendizagem e deixou, como um dos principais legados, a qualificação da equipe de instrutores do SENAI”, acrescentou Rodrigo Mello.

O desenvolvimento do projeto do buggy elétrico – o primeiro do Brasil concebido para uso em regiões de dunas – é realizado em parceria com a indústria de veículos Selvagem, como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executam, desde 2018, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha.


O projeto do veículo é liderado pelo CTGAS-ER, e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As informações sobre o programa de capacitação que está sendo construído foram divulgadas durante o Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, realizado na Casa da Indústria, em Natal, com transmissão ao vivo no YouTube. 

Segundo o diretor do SENAI, etapas como definição dos perfis profissionais que serão desenvolvidos e dos detalhes da qualificação estão em andamento, assim como a estruturação dos laboratórios.

A concepção da infraestrutura tem o apoio do Banco do Nordeste do Brasil e de uma das maiores fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos do mundo, a WEG – que também participou do projeto do buggy elétrico.

A proposta é apresentar desde uma introdução ao tema, até questões como preparação e planejamento do veículo, dimensionamento e configuração de equipamentos, segurança do trabalho e legislação.

Workshop

O Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, de diretores da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, de representantes de indústrias e de instituições de ensino e pesquisa.

Gilson Piovesan, Global Head of Commercial eMobility da WEG, André Pinto, Diretor de Operações do Grupo PGPRIME, e José Antonio de Souza Brito, Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Neoenergia, participaram de paineis inseridos na programação do evento.

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, destacou, no início do Workshop, que o Rio Grande do Norte tem nas energias renováveis uma nova fonte de força para a economia e que ver o primeiro carro desenvolvido no estado movido à eletricidade é motivo de orgulho.

“O papel da FIERN (Federação das Indústrias do estado) é provocar o desenvolvimento e espero que a gente possa transformar essa energia em mais competitividade para as indústrias e benefícios para as pessoas”, disse ele.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias