11 de Setembro de 2019
Seminário em Natal discute a relação da cidade com o cinema como negócio
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma das mais importantes linguagens da arte no século 21, o audiovisual, as novas plataformas e a capacidade de transformação das cidades entram em discussão no Seminário Audiovisual e Mercado, que será realizado no período de 24 a 28 de setembro, no auditório do Sebrae no Rio Grande do Norte. A ideia é debater sobre as estratégias para alavancar o potencial da capital potiguar para esse setor.
Isso porque Natal tem uma singularidade visual e cultural capaz de atrair diretores e produtores de cinema, publicidade e televisão na busca de locações para suas produções de filmes de longa-metragem, documentários e comerciais de tevê. A abertura do evento ocorre no dia 24, às 19h30. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
O seminário é uma iniciativa do Goiamum Audiovisual por meio da Casa de Produção, em comemoração aos dez anos do festival potiguar, e foi um dos projetos selecionados no Edital de Economia Criativa do Sebrae em 2019. Um dos objetivos do evento é também ampliar noção de audiovisual como negócio.
Estão programadas palestras, debates, painéis, workshops e mesas redondas com profissionais de prestígio e de alcance internacional na área do audiovisual, economia criativa e cidades inteligentes. Algumas atividades são abertas ao público e gratuitas, e outras voltadas para profissionais, estudantes de cinema, tevê e publicidade, games e também interessados em marketing e economia criativa em geral.
Entre os temas que encabeçam o Seminário Audiovisual e Mercado está a palestra de abertura, “Audiovisual, economia criativa e cidades: aliados em busca de um futuro”, proferida pela economista Ana Carla Fonseca Reis, da Garimpo Soluções. Ana Carla tem atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho. Também participa do evento André Faria, que é representante da Rede Brasileira de Film Comission (REBRAFIC).
Ele vai abordar o tema “Os benefícios trazidos pelas Film Comission”, no dia 25. As redes de Filme Comission são responsáveis por apoiar e atrair os produtores nacionais e internacionais para promover as regiões do Brasil, trazendo desenvolvimento econômico através de produções audiovisuais. Hoje, o setor do audiovisual reúne 13 mil produtoras e cerca de 300 mil empregos diretos.