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11 de Setembro de 2023

Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino será comemorada em novembro

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 De todas as pessoas que decidem e abrem um negócio próprio no Brasil, 54,6% são mulheres, segundo dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Global (GEM), que mede o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social no mundo. Essa leva de empreendedoras, na sua grande maioria, divide com maestria os desafios de administrar, não apenas uma empresa, mas também afazeres domésticos e vida pessoal. Agora, elas terão uma semana inteira dedicada à discussão do tema e conscientização da população acerca da importância da presença do sexo feminino para o fortalecimento da economia e de como o reconhecimento da mulher pode equilibrar as desigualdades de gênero no país no que se refere a oportunidades no mercado de trabalho, assim como redução dos índices de violência contra a mulher.

A Lei 14.667 foi sancionada pelo Palácio do Planalto no último dia 4. Foto: Wikipedia

O presidente Lula sancionou, na segunda-feira (4), a Lei 14.667, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo, que passa a ser comemorada anualmente em novembro. A legislação determina que o poder público realize ações e campanhas de esclarecimento durante o período, a fim de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.

A promulgação é resultado do projeto lei, cuja relatoria é da senadora Damares Alves, que foi aprovado no Congresso Nacional em abril deste ano. “Não nos faltam dados e estudos que comprovam a triste desigualdade de oportunidades de colocação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. O empreendedorismo é, assim, uma forma de a mulher lutar por condições mais equânimes, visto que as chances de sucesso, pelo menos em tese, seriam iguais para homens e mulheres empreendedoras”, justificou a senadora à Agência Senado.

Para o Sebrae, a instituição oficial da data pode contribuir para ressaltar o papel da mulher empreendedora na sociedade e ampliar a presença delas à frente das empresas. Essa é a opinião da Gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega.

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“A instituição da Semana do Empreendedorismo Feminino é extremamente importante, não só para o Sebrae enquanto fomentador do empreendedorismo, mas para a sociedade como um todo. A gente sabe dos desafios que as mulheres enfrentam para empreender e manter seus negócios funcionando”, enfatiza a gerente.

Mona Nóbrega argumenta que as mulheres ainda estão em menor quantidade em relação ao número de pessoas empregadoras no país e no RN, assim como em relação ao volume de faturamento e à taxa de sobrevivência dos empreendimentos comandados no mercado.

“Por tudo isso, a gente tem essa obrigação sim de fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil. Marcar uma data é mostrar para a sociedade de que essas jornadas são distintas e elas precisam de fato de apoios específicos, entendendo que as mulheres têm muitas tarefas e, empreender é uma delas. Esse empreendimento precisa de uma jornada realmente diferenciada, pensando soluções, modelos de negócios e oportunidades de mercado voltados para o público feminino. Tudo isso são pautas importantes para serem abordadas durante a Semana do Empreendedorismo Feminino. Ganham as mulheres, ganha o Brasil”, comemora.

Oportunidades e capacitação

A nova legislação é ainda a oportunidade para realizar uma mobilização nacional em prol do Empreendedorismo Feminino a exemplo de outras iniciativas, como a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e da Semana Global de Empreendedorismo, que contam com a organização de programações de capacitação gratuitas em todos os estados. O Sistema Sebrae já desenvolvia ações para comemorar o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado no dia 19 de novembro, e com a instituição da data por lei, a programação será reforçada ao longo de uma semana.

Mona Paula adianta que já está previsto um grande evento em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), com foco na liderança de negócios por mulheres, e outra com as associações comerciais para desenvolver a metodologia do projeto Empreender direcionada às empreendedoras. “A semana vai colocar uma lupa sobre esses grandes desafios e fazer com que, não só o Sebrae, mas todas as instituições que trabalham o empreendedorismo e inovação, trabalhem esse tema em capacitação para proporcionar uma jornada diferenciada para essas mulheres empreendedoras”, conclui a analista técnica do Sebrae-RN.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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