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08 de Maio de 2020

Sebraetec ajuda empresas a vender durante isolamento social

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Estabelecimentos fechados, clientes isolados dentro de casa, ruas semidesertas e um temor que amedronta. Esse cenário, criado em função do avanço do novo coronavírus (Covid-19), foi como um nocaute para pequenas empresas, sobretudo as do setor do comércio. Muitos empreendedores, de uma hora para outra, viram o faturamento despencar com a debandada dos consumidores. Mas alguns não se deram por vencidos, tiveram de se reinventar e operar de formas alternativas como jamais haviam pensado.

Focar integralmente na divulgação pelas redes sociais era algo impensável para nutricionista Maria Augusta Galvão vender os kits de alimentação saudável congelada, produzida na própria residência. O fluxo de clientes passando no estabelecimento, localizado no bairro do Tirol, em Natal, reduziu drasticamente. “Fiquei completamente desnorteada na primeira semana de isolamento social. Cheguei a demitir as duas funcionárias diante da situação e queda no faturamento”, lamentou a empreendedora.

A solução para não fechar o negócio, cujos planos era a abertura de um ponto comercial, foi recorrer à internet. Para tornar as redes sociais mais atrativas, Maria Augusta contou com uma ajuda que foi crucial para o momento da empresa: o Programa Sebraetec, que ofereceu gratuitamente a produção de banners promocionais para o Instagram e WhatsApp da Augusta Cozinha Saudável.

“Com a divulgação, os clientes vieram e as vendas foram melhorando. Enquanto em semanas anteriores à pandemia conseguia comercializar em torno de 14 kits, hoje eu já vendo em torno de 12. Mas isso só ocorreu depois da divulgação que ficou mais profissional, após do serviço do Sebratec”. A comida é toda solicitada pelo aplicativo Bee e entregue na casa do cliente. Cozinha Saudável já era atendida pelo programa com a contratação de serviços para rotulagem e ficha técnica dos alimentos vendidos, além de consultoria na área de planejamento para abertura da loja.

Pizzas

O Sebraetec também foi decisivo para a pizzaria de Ana Claúdia Albrecht, a Cipó Brasil. Com uma marca consolidada no mercado natalense e com diferenciais que se tornaram referência na cidade, a pizzaria praticamente parou depois dos decretos governamentais para combater a Covid-19. “Estávamos há 20 anos no mercado e tínhamos como base a operação no salão. Com essa pandemia, deixaríamos de funcionar”, conta a empresária. Metade dos funcionários foi demitida e a outra parte afastada.

Ao buscar o Sebrae, a empresária vislumbrou a possibilidade de atuar com entregas e contratou os serviços Sebraetec para divulgar profissionalmente a nova operação nas redes sociais. “O Sebraetec ajudou a mudar toda a nossa estratégia. Tivemos que remodelar todo o negócio de uma hora para outra”. E deu certo para o negócio não parar de vez. A pizzaria conseguiu voltar a funcionar com 10% da capacidade durante esse período de isolamento social com entregas de sexta-feira a domingo.

Cerveja artesanal

A falta de consumidor devido à pandemia também atingiu a cervejaria do casal Fábio DeSilva e Roberta Maia, mesmo sendo um produto cujas vendas permanecem em alta, apesar da com a quarentena e afastamento social. Eles estavam começando a divulgar a marca de cerveja artesanal em eventos, e vendê-la. Os decretos proibindo as aglomerações foram como um balde de água fria nos planos e também no bolso do casal.

A saída foi se conectar à rede para vender a bebida e os serviços de design de comunicação do Sebraetec. Foram ideais para a divulgação da cerveja artesanal nas mídias digitais. “Apesar de ser um trabalho que é gradativo, vemos que está crescendo, principalmente a quantidade de acessos à nossa página”, comemora.

Consultoria tecnológica

O Programa Sebraetec visa facilitar o acesso dos empreendedores a serviços tecnológicos para inovação, por meio da melhoria de processos, produtos e serviços ou da introdução de inovação nos mercados. Atualmente, são oferecidos mais de 270 serviços especializados distribuídos em quatro áreas temáticas - produção e qualidade, design, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico – que são ofertados através de uma rede de empresas de consultoria contratadas, uma garantia da qualidade da entrega e resultado final.

Devido ao isolamento social, muitos desses serviços de consultoria tecnológica ficaram impossibilitados de serem executados. Daí foi lançado o Sebratec Digital com 15 soluções capazes de atender às necessidades do empresário, mesmo a distância. Pelo programa, o empreendedor paga 30% do custo do serviço realizado, que pode ser dividido em até 10 parcelas mensais. Os 70% são custeados pelo Sebrae. Durante esse período, também foram disponibilizados gratuitamente serviços na área de design de comunicação.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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