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27 de Junho de 2019

Sebrae seleciona instituições para projeto de empreendedorismo social

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As Instituições de Ensino Superior que têm projetos básicos nas áreas de empreendedorismo social ou voltados para empreendimentos que beneficiam a comunidade – os chamados negócios de impacto social – podem aderir a uma metodologia que o Sebrae no Rio Grande do Norte desenvolve nessa área. A ideia é capacitar professores das universidades selecionadas e implantar turmas de alunos em cada instituição que, ao final do projeto de extensão, participam de uma maratona universitária de negócios. A ação terá o mesmo enfoque social e será realizada durante a Festa do Boi. A inscrição é feita pela internet, com o preenchimento de uma ficha, que está disponível no link, até o dia 15 de julho.

Para aderir, as instituições - que podem ser universidades, faculdades, centros universitários e institutos federais - deverão demonstrar interesse, apresentar um projeto básico e indicar um docente, que será capacitado durante 24 horas na metodologia. As instituições também aplicar a metodologia repassada junto aos alunos e ser responsável por selecionar os dez melhores alunos para participar da Maratona de Negócios de Impacto, durante a Festa do Boi 2019, cuja que ocorre entre os dias 12 a 15 de outubro.

A Maratona de Negócios de Impacto – Universitária é uma competição de ideias inovadoras, idealizada pelo Sebrae, que tem como objetivo desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando na criação de modelos de negócios e que venham a provocar impacto social em comunidades.

Os projetos das universidades serão avaliados por uma banca, que vai levar em consideração o impacto gerado pela resolução do problema, a escalabilidade da ideia, o impacto indireto, potencial de inovação da solução e a perspectiva de retorno financeiro da ideia.

O projeto de extensão sobre empreendedorismo social e negócios de impacto social do Sebrae visa fortalecer o ecossistema com base num olhar prático e um aprendizado inovador e que estimula a educação que promove intervenção positiva na sociedade por meio do aprendizado empreendedor e uma atuação protagonista do estudante a partir de desafios sociais das comunidades.

As turmas poderão ser compostas por universitários de qualquer curso e membros da comunidade instalada no entorno da instituição com no mínimo 15 alunos e no máximo 40. Eles terão 20 encontros, com duração de oito horas cada, totalizando 160 horas que deverão ser executadas ao longo de seis meses.

Após esse período, os melhores alunos de cada turma participam da maratona, cujo propósito é desenvolver o potencial empreendedor dos estudantes, capacitando-os na criação de modelos de negócios capazes de provocar impacto social nas comunidades. 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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