Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Agosto de 2020

Sebrae RN vai iniciar palestras virtuais para estimular empreendedores à investir em negócios de impacto

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte inicia nesta semana uma série de palestras virtuais voltadas para empreendedores que atuam no interior do estado na área de negócios de impacto socioambiental. A proposta é dialogar sobre o tema e estimular empresários e cooperativas a investirem nesse tipo de empreendimento, impulsionando o crescimento do setor. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/palestra-negociosdoimpacto/.  

A ação faz parte de uma parceria entre o Sebrae e o Banco do Nordeste para difundir os negócios de impacto social nos polos territoriais do Rio Grande do Norte. A instituição, assim como o banco, participa do Comitê Estadual de Negócios de Impacto, criado, entre outras finalidades, para apoiar esse tipo de empreendimento e incentivar o surgimento de novos negócios de impacto socioambiental. "Com essa iniciativa conjunta, pretendemos disseminar esse tema no interior do estado. Por isso, estamos promovendo essa série de palestras nos polos territoriais onde o Banco do Nordeste tem atuação juntamente com o Sebrae, que é parceiro”, explica a gestora do Impacta RN 2020, Mona Paula Nóbrega.  

A primeira palestra será realizada nesta quinta-feira (20), às 10 horas, e reunirá empresas e ccooperativas que atuam nessa área em municípios das regiões do Seridó, Trairi e Sertão Central Cabugi. Na próxima terça-feira (25) será a vez das regiões do Alto Oeste, Sertão do Apodi e Acu-Mossoró. O ciclo encerrra com a particiapação de empreendedores do Mato Grande, Agreste, Litoral Sul e Potengi no dia 27, quinta-feira da próxima semana.

O banco e as instituições financeiras que integram o comitê pretendem, entre outras ações, ampliar o acesso ao crédito dos negócios de impacto social. “Como temos um ecossistema ainda em fase inicial de desenvolvimento, a ideia é que a gente possa disseminar mais a informação sobre esse tipo de negócio, cujo trabalho traz uma repercussão positiva para comunidades locais, e, a partir daí, as instituições financeiras possam conhecer melhor esses empreendimentos e formatarem novos produtos de crédito específicos para esses negócios”, explica Mona Nóbrega.   

Além de entrar nessa estratégia de estimular esse tipo empreendedorismo, o Sebrae do Rio Grande do Norte também incentiva o setor com ações específicas, como é o caso do programa Impacta RN 2020. Essa iniciativa vai dar suporte aos empreendedores sociais instalados no Rio Grande do Norte para estruturar os negócios de forma profissional, sustentável e financeiramente viável. Ao longo de quatro meses, os empreendedores receberão apoio de uma equipe multidisciplinar de especialistas, composta por mentores de impacto social, consultores de mercado e analistas de empreendedorismo, que os ajudarão a entender o momento do negócio e vencer desafios. 

O edital se enquadra no contexto da Agenda 2030, na medida em que busca mapear soluções de negócios capazes de responder às demandas apontadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, o Sebrae-RN vai selecionar empreendedores que desenvolvam negócios de impacto socioambiental ou inclusivos, que já estejam em operação no estado. A proposta é atuar no fortalecimento desses negócios selecionados para que cresçam e ampliem o impacto de forma financeiramente viável. 

São classificados como negócios de impacto socioambiental, os empreendimentos que geram lucro e impacto social e/ou ambiental positivo através da sua atividade principal. Já os negócios inclusivos são aqueles empreendimentos que oferecem oportunidades de inclusão socioeconômica para cidadãos de menor renda ou que envolvam população de baixo poder aquisitivo como sócio ou parceiro de negócio (fornecedor, distribuidor ou revendedor). 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias